14 coisas que você precisa saber sobre o Papa Leão XIV — o primeiro papa nascido nos Estados Unidos
CATHOLIC NEWS AGENCY - Francesca Pollio Fenton - 9 MAIO, 2025

Equipe CNA, 9 de maio de 2025 / 06:00
Em 8 de maio, o Cardeal Robert Francis Prevost foi eleito Papa Leão XIV pelo Colégio dos Cardeais como o 266º sucessor de São Pedro, tornando-o o 267º papa e o primeiro dos Estados Unidos.
Aqui estão 14 coisas que você precisa saber sobre o Papa Leão XIV:
Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Ele tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
Seu pai era um veterano da Marinha da Segunda Guerra Mundial e superintendente escolar; sua mãe era bibliotecária e estava muito envolvida na vida paroquial.
O novo papa fala vários idiomas, incluindo inglês, espanhol, italiano, francês e português.
Ele obteve o título de bacharel em matemática pela Universidade Villanova em 1977, antes de seguir sua vocação religiosa.
Concluiu seus estudos secundários no seminário menor dos Agostinianos em 1973, em Michigan. Em 1977, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e emitiu seus votos solenes em 1981.
Concluiu o mestrado em teologia na Catholic Theological Union, em Chicago, e obteve a licenciatura e o doutorado em direito canônico pelo Pontifício Colégio São Tomás de Aquino, em Roma. Durante sua estadia no Peru, lecionou direito canônico em seminários.
Ele foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982 pelo Arcebispo Jean Jadot em Roma.
Ele serviu extensivamente no Peru de 1985 a 1998, atuando como pároco, professor de seminário e funcionário diocesano. Também fez parte da liderança da Caritas Peru, a organização beneficente da Igreja.
Depois de ser eleito chefe da Província Agostiniana de Chicago, ele retornou aos EUA em 1999. Foi eleito prior geral dos agostinianos em 2001 e reeleito em 2007, servindo como chefe da ordem até 2013.
O Papa Francisco o nomeou administrador apostólico e depois bispo da Diocese de Chiclayo, Peru, em 2014 e 2015, respectivamente, e recebeu a consagração episcopal em 12 de dezembro de 2014, na Catedral de Santa Maria, em Chiclayo.
Ele foi feito cardeal pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2023.
Enquanto servia a Igreja no Peru, Francisco o nomeou membro do Dicastério para o Clero em 2019 e, em 2020, membro do Dicastério para os Bispos. Em 2023, Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos.
Seu lema episcopal — que é o lema pessoal de um bispo — é “In illo uno unum”, que significa “Em um só Cristo somos um”, refletindo seu compromisso com a unidade.
Antes de se tornar papa, ele tinha uma conta X ativa — o primeiro a ter uma conta própria em uma rede social antes de se tornar papa.
Francesca é repórter da Catholic News Agency. Formou-se em Comunicação Social com ênfase em Mídia Digital pela Universidade do Colorado - Denver. Ela também é responsável pelas mídias sociais da Catholic News Agency.