15.000 ucranianos fogem para a Hungria enquanto a turbulência da guerra continua
Zelensky anunciou que o país precisa de mais 12 mil milhões de dólares para continuar a sua guerra, sendo que os contribuintes deverão suportar um quarto desse montante
02 agosto de 2024 16:37
Tradução: Heitor De Paola
De acordo com relatos da Sede da Polícia Nacional (ORFK) ao MTI via Magyar Nemzet , 7.406 pessoas entraram na Hungria pela seção da fronteira ucraniano-húngara na quinta-feira, enquanto 8.014 pessoas cruzando a fronteira romeno-húngara declararam às autoridades que vinham da Ucrânia.
Entre os admitidos, a polícia emitiu certificados de residência temporária, válidos por 30 dias, para 88 pessoas. Durante esse tempo, eles devem visitar o escritório da Direção Geral Nacional de Imigração, para obter documentação oficial para sua estadia.
Ao mesmo tempo, Magyar Nemzet também relatou que Zelensky planeja taxar cidadãos e empresas ucranianas para continuar financiando a guerra. Isso não está indo muito bem com os ucranianos que permanecem no país.
Com uma população de cerca de 38 milhões em 2022, 6,5 milhões teriam fugido do país devido à agressão da Rússia até fevereiro de 2024. A OIM Hungria relata que 4,2 milhões de ucranianos passaram pela Hungria, com apenas 65.000 refugiados permanecendo no país até o final de janeiro de 2024, de acordo com a ACAPS .
Como a maioria dos refugiados são mulheres e crianças, os esforços contínuos de recrutamento do governo ucraniano resultaram em muitos homens tentando fugir também, com Zelensky até mesmo apoiando um recrutamento em toda a UE para aqueles que conseguiram.
Também há relatos de ucranianos retornando para casa, mas a violência contínua e agora as novas medidas fiscais certamente desencorajarão muitos.
As empresas estão compreensivelmente em polvorosa sobre um rascunho da nova lei tributária submetido em julho. Até mesmo os EUA aconselharam o país a talvez tomar medidas contra as receitas perdidas devido à evasão fiscal e corrupção relacionadas ao mercado cinza da Ucrânia.
A Câmara de Comércio Americana até divulgou uma declaração, citada pelo Politico : “A AmCham Ucrânia acredita firmemente que a fonte de receitas fiscais adicionais está no combate à evasão e na garantia de regras iguais para todos, e não no aumento de impostos sobre contribuintes legítimos que já arcam com o maior fardo.”
O ministro das Finanças da Ucrânia, Sergii Marchenko, aparentemente insistiu que todos os outros recursos foram "esgotados". Embora o governo também vá recorrer a empréstimos para três quartos dos US$ 12 bilhões de fundos adicionais de que precisa, o restante precisará vir da imposição de impostos mais altos sobre pessoas e empresas.
https://rmx.news/article/15000-ukrainians-flee-to-hungary-as-war-turmoil-continues/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=ukraine_and_germany_both_at_the_mercy_of_electricity_a_brutal_murder_in_vienna_and_zelensky_decides_to_impose_further_suffering_on_ukrainians_happy_friday&utm_term=2024-08-02