7 em cada 10 cidadãos franceses opõem-se a resolver o declínio demográfico com a imigração
A maioria dos entrevistados em todas as faixas etárias foi esmagadoramente contra o uso da imigração em massa para neutralizar o declínio da taxa de natalidade
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F48b3533e-5db9-475b-9acd-63862d51c4a9_1024x755.jpeg)
Editor: REMIX NEWS Author: LE JOURNAL DU DIMANCHE
Tradução: Heitor De Paola
Numa altura em que França atravessa um declínio demográfico espectacular, uma esmagadora maioria dos cidadãos franceses não é a favor da utilização da imigração como alavanca para aumentar a taxa de natalidade, mostraram sondagens recentes.
De acordo com um inquérito da CSA realizado para a CNews, Europe 1 e Le Journal du Dimanche, 69 por cento dos inquiridos rejeitaram a utilização da substituição através da imigração como forma de injectar sangue novo na economia francesa.
Após uma análise mais aprofundada, as mulheres (71 por cento) opuseram-se ligeiramente mais à imigração em massa do que os homens (67 por cento) e, embora todas as faixas etárias rejeitassem a ideia, os entrevistados idosos opuseram-se mais firmemente.
Um total de 56 por cento dos jovens entre os 18 e os 24 anos opuseram-se à utilização da imigração para contrariar o declínio da taxa de natalidade, enquanto 74 por cento das pessoas com idades compreendidas entre os 35 e os 49 anos e 70 por cento dos maiores de 65 anos opuseram-se a ela.
Numa repartição socioeconómica, 65 por cento dos inquiridos com maior nível de escolaridade opuseram-se, em comparação com 76 por cento dos inquiridos com menos qualificações académicas.
Os apoiantes do Rally Nacional de Jordan Bardella foram os mais opositores, com 94 por cento, seguidos de perto pelos eleitores do partido conservador da Reconquista, de Éric Zemmour, com 92 por cento.
Para os republicanos, esta oposição é ligeiramente menos pronunciada, mas permanece maioritária, com 84 por cento. Do lado da Renascença, 62% dos entrevistados também foram contra.
Por outro lado, à esquerda do espectro político, os apoiantes de todos os partidos são a favor da proposta. Os apoiantes de La France Insoumise (56 por cento), dos Verdes (58 por cento) e do Partido Socialista (60 por cento) são a favor da utilização da imigração como uma solução para o declínio demográfico do país.
O número de nascimentos em França não tem estado num nível tão baixo desde o final da Segunda Guerra Mundial. De acordo com dados do Insee, no ano de 2023 nasceram apenas 678.000 bebés, uma queda de 6,6% em relação ao ano anterior.
Confrontados com este desafio demográfico, alguns políticos propõem mais imigração para contrariar o declínio populacional.
https://rmx.news/france/7-in-10-french-citizens-opposed-to-solving-demographic-decline-with-immigration/