A Administração Biden Escondeu do Congresso uma Pausa nas Vendas de Armas para Israel, Gerando Investigação
Os senadores querem saber que tipos de munição estão sendo retidos de Israel e por quê
THE WASHINGTON FREE BEACON
Adam Kredo - 7 MAI, 2024
A administração Biden escondeu do Congresso informações sobre sua decisão de interromper as vendas de armas dos EUA a Israel, desencadeando uma investigação liderada por dois senadores republicanos, descobriu o Washington Free Beacon.
Os senadores Joni Ernst (R., Iowa) e Ted Budd (R., NC), em uma carta enviada na noite de segunda-feira à Casa Branca, estão pedindo ao governo que informe imediatamente o Congresso sobre quais tipos de munição estão sendo retidos de Israel e por que . A pausa nesses envios de munições foi aprovada na semana passada, mas só se tornou publicamente conhecida no fim de semana, quando a decisão vazou para a Axios. O governo Biden está retendo remessas de dois tipos de bombas de precisão fabricadas pela Boeing para enviar uma mensagem política a Israel, disse uma autoridade dos EUA ao Politico.
“Estamos chocados que a sua administração tenha decidido reter munições críticas a Israel”, escreveram os senadores, de acordo com uma cópia da carta obtida pelo Free Beacon. "Você prometeu que seu compromisso com Israel era inflexível. Interromper o tão necessário apoio militar ao nosso aliado mais próximo do Oriente Médio sinaliza o contrário."
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F749b0fe7-fcba-47e9-b67b-ebb66ad0f8a4_366x544.jpeg)
Os senadores dizem que a Casa Branca “não notificou o Congresso sobre esta decisão”, deixando os legisladores tomarem conhecimento da decisão através de reportagens da imprensa. A carta sinaliza a crescente preocupação do Partido Republicano com a postura cada vez mais hostil da administração Biden em relação a Israel, à medida que lança uma campanha ofensiva no bairro de Rafah, na Faixa de Gaza, contra a qual os Estados Unidos têm feito lobby. A suposta interrupção nas vendas de munições está a ser vista como um sinal de que a administração Biden está a ceder à pressão dos defensores anti-Israel no Partido Democrata, que querem ver o Estado judeu isolado.
“Devemos dar a Israel as armas de que necessita para combater os terroristas do Hamas que continuam a manter os americanos como reféns”, escreveram Ernst e Budd. “Apelamos à sua administração para reiniciar imediatamente os envios de armas para Israel hoje, enquanto continua a combater o Irão, o Hamas, o Hezbollah e outras ameaças apoiadas pelo Irão”.
O Congresso aprovou recentemente um projeto de lei de financiamento emergencial para a segurança nacional que incluía assistência militar a Israel. Os legisladores querem saber se algum dos carregamentos de munições aprovados nesse projeto de lei foi congelado como resultado do embargo da Casa Branca.
“Que munição sua administração reteve de Israel?” perguntam os senadores. "Por que a sua administração decidiu reter esta munição? A administração reteve alguma munição que foi aprovada pelo Congresso no recente suplemento de segurança nacional? A sua administração tem algum plano para reter mais assistência de Israel?"
A carta também pede à administração que explique as suas declarações contraditórias sobre a manutenção do forte apoio americano a Israel enquanto luta para erradicar o Hamas da Faixa de Gaza.
“Em 24 de abril, você assinou a lei suplementar de segurança nacional e prometeu que ‘sempre se certificará de que Israel tenha o que precisa para se defender contra o Irã e os terroristas que apoia’”, escreveram os senadores. “Se esses relatos forem verdadeiros, então você mais uma vez quebrou sua promessa a um aliado americano.”
Ernst e Budd estão a solicitar à administração Biden que explique como a sua “decisão de reter a assistência de segurança de Israel é consistente” com declarações anteriores prometendo assistência militar incondicional.
“Por que é que a sua administração não notificou o Congresso sobre esta decisão de suspender a assistência a Israel?” eles perguntaram. “Se a sua administração decidir suspender mais assistência a Israel, você se comprometeria a comunicar tal decisão ao Congresso com antecedência?”