A Bidenomia Matou o Sonho Americano?
Casas e carros estão se tornando cada vez mais inacessíveis para a classe média
DC ENQUIRER
The Daily Caller News Foundation - 25.9.23
Os preços dos carros e das casas têm crescido cada vez mais fora do alcance dos americanos médios, à medida que a inflação continua a degradar os salários reais.
O aumento da inflação que os EUA estão a viver é alimentado pelas políticas de gastos governamentais excessivos da administração Biden, que levaram a Reserva Federal a aumentar a sua taxa de fundos federais, aumentando os custos e as taxas de juro, de acordo com especialistas que falaram ao Daily Caller News. Fundação.
“Não é fácil dizer o que é o ‘Sonho Americano’ num determinado momento – somos uma nação de centenas de milhões de indivíduos que perseguem objectivos únicos”, disse Peter Earle, economista do Instituto Americano de Investigação Económica, ao DCNF. “Mas políticas governamentais mentirosas e destrutivas são um obstáculo ao sonho de quase todos os americanos. A menos que sejam políticos.
Os americanos médios consideram que as casas e os carros são cada vez mais inacessíveis, à medida que a inflação resultante dos elevados gastos governamentais aumenta os preços e degrada o poder de compra.
Metade dos consumidores está sendo excluída do mercado de automóveis, já que o custo do pagamento mensal de um empréstimo de carro excede em muito o que um americano médio pode pagar, enquanto o índice de acessibilidade da casa caiu de uma média de 169,9 pontos em 2020 para 87,8 pontos em julho , de acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis. Um dos principais impulsionadores do aumento das despesas é a inflação, que atingiu um pico de 9,1% em junho de 2022 e está ligada aos elevados gastos do governo sob a administração Biden, de acordo com especialistas que falaram à Daily Caller News Foundation.
“Tanto a habitação como os automóveis tornaram-se cada vez menos acessíveis às famílias americanas como resultado direto do facto de o Fed ter de aumentar as taxas de juro para conter a inflação”, disse Desmond Lachman, membro sénior do American Enterprise Institute, ao DCNF. “A maioria das pessoas financia a compra de casas e automóveis contraindo empréstimos e esses empréstimos tornaram-se muito mais caros.”
A administração Biden apresentou uma série de projetos de lei de gastos elevados que contribuíram para a dívida nacional, incluindo o Plano de Resgate Americano de 1,9 biliões de dólares, assinado em março de 2021, que visava aliviar os efeitos económicos da pandemia da COVID-19. O presidente também assinou a Lei de Redução da Inflação em Agosto de 2022, o que equivale a cerca de 750 mil milhões de dólares em novas despesas, sendo que quase 370 mil milhões de dólares vão para iniciativas verdes.
A Reserva Federal, numa tentativa de abrandar a inflação, aumentou a taxa dos fundos federais 11 vezes desde 2022, elevando a taxa actual para um intervalo de 5,25% e 5,50%. A inflação continuou elevada, subindo para 3,7% em Agosto, face a 3,2% em Julho, muito acima da meta de 2% da Fed.
“A habitação está a tornar-se rapidamente inacessível para o americano médio devido ao que são, na verdade, duas faces da mesma moeda”, disse Peter Earle, economista do Instituto Americano de Investigação Económica, ao DCNF. “Primeiro, os últimos anos de inflação reduziram o poder de endividamento do dólar. O outro lado disso, e na verdade o efeito consequente, é o aumento dos preços dos activos. Na maioria dos mercados, os preços das casas aumentaram entre 10 e 15 por cento desde 2021; mais, em alguns lugares.”
O preço médio das casas em julho foi de US$ 412.300, e a taxa média de hipoteca foi de 6,92% em comparação com 2020, quando o preço médio das casas era de US$ 300.200 com uma taxa de hipoteca de 3,17%, de acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis.
Os salários reais foram significativamente degradados pela inflação, com a mediana dos rendimentos reais semanais, tanto para os trabalhadores assalariados como para os trabalhadores assalariados, a diminuir 7,1% no segundo trimestre de 2023, face ao seu pico histórico no segundo trimestre de 2020, de acordo com o Banco da Reserva Federal de São Luís.
O preço do seguro automóvel aumentou 19,1% ano a ano a partir de agosto devido ao número crescente de sinistros, enquanto o preço dos reparos e da criminalidade automobilística também aumentou. A sinistralidade das seguradoras, o valor que as seguradoras recebem em prémios em comparação com o valor que tratam em sinistros, aumentou para 78,2% no segundo trimestre de 2023, em oposição à média de 64,7% antes da pandemia da COVID-19.
“A administração Biden contribuiu para esta situação ao prosseguir uma política orçamental altamente expansiva que, juntamente com as taxas de juro muito baixas do Fed, causou o aumento da inflação”, disse Lachman ao DCNF. “Essa inflação mais elevada, por sua vez, forçou a Fed a pisar nos travões da política monetária e a aumentar as taxas de juro ao ritmo mais rápido em mais de quarenta anos.”
A dívida nacional dos EUA atingiu 33 biliões de dólares na terça-feira, tendo já aumentado mais de 5 biliões de dólares durante o mandato de Biden, muito superior ao aumento de 2,48 biliões de dólares visto sob o presidente Donald Trump e ao ganho de 4,03 biliões de dólares sob a administração Obama.
“A política monetária é domínio da Reserva Federal, e eles são, pelo menos nominalmente, independentes”, disse Earle ao DCNF. “Mas ao mentir sobre as fontes da inflação, ao descaracterizar a natureza da inflação e ao aprovar projetos de lei de gastos massivos que têm mais probabilidade de aumentar a inflação do que ajudar a sua supressão - apesar de nomes ridículos como 'Lei de Redução da Inflação' - a atual administração tem contribuiu muito para a incerteza econômica entre os consumidores americanos. A incerteza é letal para o crescimento económico e a prosperidade.”
“O presidente Biden está investindo em moradias populares após décadas de inação”, disse Michael Kikukawa, secretário de imprensa assistente da Casa Branca, ao DCNF. “Ele acredita que os jovens merecem viver numa casa de qualidade que possam alugar ou adquirir – que merecem uma oportunidade justa de realizar o sonho americano. O Presidente Biden está pronto para fazer investimentos significativos que tornariam esse sonho uma realidade, mas os republicanos do Congresso bloquearam todos os esforços para o fazer.”
“Não é fácil dizer o que é o ‘sonho americano’ em um determinado momento – somos uma nação de centenas de milhões de indivíduos que perseguem objetivos únicos”, disse Earle ao DCNF. “Mas políticas governamentais mentirosas e destrutivas são um obstáculo ao sonho de quase todos os americanos. A menos que sejam políticos.
Republicado com permissão da The Daily Caller News Foundation.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >