A Califórnia, lutando contra enormes incêndios florestais, enviou equipamentos excedentes de combate a incêndios para a Ucrânia.
A transferência de munições e equipamentos dos EUA para a Ucrânia tem sido um ponto de discórdia há muito tempo
William Upton - 9 JAN, 2025
O Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles (LACoFD) e vários outros departamentos nos Estados Unidos enviaram equipamentos supostamente “excedentes”, incluindo carros de bombeiros e ambulâncias, para a Ucrânia nos últimos anos. De acordo com os críticos, isso deixou os primeiros socorristas nos EUA esgotados diante de desastres naturais, incluindo as inundações catastróficas na Carolina do Norte e no Tennessee, bem como os enormes incêndios florestais que atualmente engolfam alguns dos maiores subúrbios de Los Angeles.
Em 2022, o LACoFD anunciou que estava enviando excedentes de “mangueiras, bicos, protetores, capacetes, coletes à prova de balas e outros equipamentos de proteção individual associados” para a Ucrânia para ajudar os primeiros socorristas em meio à invasão russa. Além disso, carros de bombeiros do Condado de Kern, no centro da Califórnia, foram doados para a Ucrânia — possivelmente limitando a capacidade de enviar unidades de outras partes do estado para Los Angeles para ajudar a combater as conflagrações atuais, que viram milhares de acres e casas queimadas.
Atualmente, pelo menos dois civis foram relatados mortos no incêndio Eaton em Altadena, Califórnia. Esse incêndio e o incêndio Palisades, a oeste do centro de Los Angeles, permanecem com zero por cento de contenção. Em Pacific Palisades e Malibu, estão surgindo relatos de que a pressão insuficiente da água para levar água aos hidrantes está dificultando os esforços de contenção. Notavelmente, o Condado de Kern, Califórnia, enviou um caminhão-tanque de água de 500 galões para a Ucrânia no final do ano passado.
A transferência de munições e equipamentos dos EUA para a Ucrânia tem sido um ponto de discórdia há muito tempo devido ao impacto tanto nos primeiros socorristas quanto na prontidão militar americana. O National Pulse relatou anteriormente que os EUA estão prontos para começar a terceirizar parte da produção de armas para países como Austrália , Japão , Polônia e Índia depois que os estoques militares ficaram perigosamente baixos devido ao fornecimento de munições para a Ucrânia.