A Caminhada pela Vida West Coast de 2024 e OneLife LA: ‘Poderosa Testemunha de Vida’
Ambas as marchas na Califórnia mostraram “a face de uma vida humana bela, próspera, generosa e abundante”.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F017c63f3-23d6-4597-a6c6-924b7b9ab35e_760x507.jpeg)
Jim Graves - 20 JAN, 2024
A chuva não conseguiu acalmar os corações que defendem a causa dos nascituros na Califórnia no sábado.
Dois eventos anuais pró-vida – a Caminhada pela Vida na Costa Oeste, em São Francisco, e a OneLife LA, em Los Angeles – atraíram grandes multidões em apoio à santidade da vida humana, apesar do clima. A EWTN transmitiu ambos os eventos ao vivo.
![Top: OneLife LA 2024 Bottom: Walk for Life West Coast 2024 Credits: Sarah Josephine Yaklic/Archdiocese of Los Angeles; Jose Aguirre/ Walk for Life West Coast Top: OneLife LA 2024 Bottom: Walk for Life West Coast 2024 Credits: Sarah Josephine Yaklic/Archdiocese of Los Angeles; Jose Aguirre/ Walk for Life West Coast](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fc18bf371-49cf-42e9-a596-faf4759e35bd_1200x800.png)
O evento de São Francisco, que celebra o seu 20º ano, é organizado e participado em grande parte por católicos, incluindo o arcebispo de São Francisco, Salvatore Cordileone, e muitos padres e religiosos, atraindo dezenas de milhares de pró-vida. O evento de Los Angeles está em sua 10ª edição e é organizado pela Arquidiocese de Los Angeles; os participantes incluem o Arcebispo José Gomez e outros bispos, padres e religiosos da Califórnia; atrai vários milhares de pró-vida.
O Arcebispo Cordileone iniciou a Caminhada pela Vida na Costa Oeste com uma missa pró-vida na Catedral de Santa Maria, seguida por uma campanha de conscientização “Silent No More”, apresentando apresentadores prejudicados pelo aborto; um comício com proeminentes oradores pró-vida, incluindo Lila Rose do Live Action; e uma caminhada de 2,9 quilômetros pela Market Street até o Embarcadero Plaza.
![Archbishop Salvatore Cordileone marches with thousands on the streets of San Francisco for the Walk for Life West Coast celebrating 20 years. Archbishop Salvatore Cordileone marches with thousands on the streets of San Francisco for the Walk for Life West Coast celebrating 20 years.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fca00d85f-b3af-4be0-adc2-c00844844ca7_1296x864.jpeg)
Na sua homilia, Dom Cordileone lamentou:
“Parece que o nosso estado da Califórnia está numa onda de matança sobre a vida no útero, com as mulheres mais pobres presas no processo, presas com recursos insuficientes para fazerem uma escolha pela vida e terem acesso aos cuidados médicos e ao apoio emocional e material de que necessitam para viver. cuidar dessa nova vida.”
Ele agradeceu aos pró-vida presentes por seu apoio às mulheres em gestações em crise e continuou: “Quando o rosto de Jesus Cristo for mostrado a essas nossas irmãs e irmãos em um encontro de caridade cristã, ele fará novas todas as coisas para eles. , e eles podem começar a reconstruir suas vidas.”
A chave para avançar a causa pró-vida, bem como para reconstruir a sociedade e promover o evangelismo na Igreja, acredita o arcebispo, é reavivar a crença cristã no casamento e na família: “Não podemos dizer que somos pró-vida, a menos que abracemos todo o plano. de Deus, o que significa abraçar o seu plano de casamento. Se o bom senso não bastasse, temos mais de 50 anos de pesquisas consistentes em ciências sociais que nos mostram que muitos dos males sociais que enfrentamos hoje - pobreza desenfreada, falta de moradia, violência armada, encarceramento, o que você quiser - são porque da fragmentação familiar e, em particular, da falta de pai. Essa é a raiz do problema, o que significa que o casamento, tal como Deus o planejou, é a raiz da solução.”
Dirigindo-se aos jovens presentes, ele exortou: “Sejam verdadeiramente pró-vida sendo parte da solução, não do problema. Seja a solução: case-se; continue casado e não tenha filhos até se casar, o que significa não fazer aquilo que traz filhos ao mundo até se casar.”
Ele continuou: “Simplesmente não há como ter uma sociedade saudável sem uma cultura matrimonial vibrante; a evangelização da cultura não é sequer possível sem uma cultura matrimonial saudável, pois a aliança de Deus com o seu povo é uma aliança matrimonial”.
“Numa sociedade onde o casamento é desvalorizado e até ridicularizado, ficamos surpresos que o fruto do casamento, os filhos, seja igualmente desvalorizado, posto de lado e vítima do que o Papa Francisco chama de ‘cultura do descartável’?”
Caminhada pela Vida Costa Oeste
Os caminhantes de São Francisco incluíram Anna Halsey, formada em 2021 pela Universidade Franciscana de Steubenville, que observou que muitos jovens adultos de sua paróquia, St. “Foi ótimo”, disse ela. “É lindo ver tal testemunho de vida.”
Amber Charles, responsável pela formação do The Culture Project, caminhou com quatro missionários do apostolado católico. Foi a primeira vez que o morador de Dallas participou da caminhada. “Embora tenha sido um dia chuvoso, não desanimou nosso ânimo”, disse ela ao Register. “Foi uma caminhada linda e muitas pessoas apareceram.”
Robert Byrd atua como coordenador executivo da Pro-Life San Francisco, uma organização pró-vida secular, apartidária e sem fins lucrativos. Ele e Melanie Salazar, diretora executiva da Pro-Life San Francisco, lideraram um grupo de caminhantes e ocuparam um estande na feira de informações do evento. Ele admitiu que a forte chuva tornou o evento deste ano um desafio, mas disse: “É sempre um ótimo momento para passar tempo com amigos que reconhecem o valor de cada vida humana e sabem a verdade sobre o que é o aborto”.
Salazar disse que estava satisfeita por participar “para lembrar as crianças mortas pelo aborto todos os anos, alegrar-se com o sucesso que o movimento pró-vida alcançou e desfrutar da camaradagem de pessoas pró-vida com ideias semelhantes”.
Lisa Hamrick também é paroquiana da histórica Igreja de São Domingos e tem sido organizadora da caminhada desde o seu início em 2004. Ela ficou maravilhada com o crescimento da caminhada, observando que o primeiro ano começou com 7.500 caminhantes e 3.000 manifestantes.
“Os manifestantes estavam furiosos, gritando, xingando e fazendo tudo o que podiam para nos perturbar, enquanto o nosso lado estava feliz, em paz e em oração”, lembrou ela de anos anteriores. “Você realmente podia ver o contraste.”
Um ano, uma “mulher de aparência zangada olhou para ela” e veio confrontá-la. Hamrick disse ao Register: “Eu estava me preparando para ela começar a gritar comigo, mas para minha surpresa, ela disse: 'Eu já me opus a você, mas pela primeira vez estou andando com você este ano'. , se mudarmos apenas alguns corações como o dela, nossos esforços valerão a pena.”
Cameron Gibson, aluno do último ano da Escola Secundária Arcebispo Riordan, em São Francisco, é fundador e presidente do grupo pró-vida da escola, Crusaders for Life. Ele foi acompanhado por Angelo Depaoli, vice-presidente do clube, e outros quatro estudantes que ajudaram a carregar uma faixa na frente dos caminhantes. Foi a terceira vez que ambos participaram.
“Foi emocionante, e Angelo e eu fomos entrevistados pela EWTN”, disse Gibson. “Apesar do mau tempo, a multidão foi tão grande quanto no ano passado.”
Gibson explicou que fundou o clube por sugestão de um professor, comentando: “É trágico como o aborto se tornou aceito em nossa sociedade. Muitas pessoas parecem não valorizar a vida.”
Depaoli acrescentou que é importante para ele mostrar apoio à causa porque foi concebido fora do casamento e os seus pais “poderiam ter escolhido o caminho mais fácil” e abortado, mas escolheram a vida.
Como sublinhou a oradora Rose: “A ideologia pró-aborto, a ideologia anti-natalista não tem futuro. Inevitavelmente se autodestrói; implode diante de uma vida humana bela, próspera, generosa e abundante.”
OneLife LA
OneLife LA começou na rua La Placita/Olvera, no centro de Los Angeles, com a caminhada avançando até o Parque Histórico Estadual de Los Angeles para uma celebração que incluiu alto-falantes e música ao vivo. O dia terminou com uma missa de réquiem celebrada pelo Arcebispo Gomez pelos nascituros na Catedral de Nossa Senhora dos Anjos. Foi ao ar na EWTN a partir das 20h. ET.
Saudando os participantes, o Arcebispo Gomez disse: “OneLife LA sempre foi mais do que um lindo dia - especialmente hoje, que está chovendo! — OneLife LA é uma visão para uma nova maneira de viver uma cultura de vida, uma sociedade onde toda vida é sagrada e toda vida é cuidada, toda vida em todas as fases e todas as condições, desde o momento em que uma pessoa é concebida no útero até que a vida da pessoa chegue ao seu fim natural.”
Ele continuou: “Toda vida humana é preciosa para Deus; porque Deus ama, somos chamados a amar. Pelo amor de Deus, somos chamados a proteger. Esta é uma bela visão para a OneLife LA.”
Ellie Cabildo veio com membros de sua paróquia, São Pedro e São Paulo, em Alta Loma. Para ela, participar da OneLife LA é como uma peregrinação, na qual combina caminhada com oração pela vida. Ela também vê isso como um bom exemplo para seus filhos.
“Acredito no plano de Deus para o amor, o casamento e a família”, disse ela ao Register. “Estar aqui na OneLife LA é uma bela maneira de demonstrar esse apoio e de ser obediente ao que acredito que Deus está me chamando para fazer.”
Erick Rubalcava tocou teclado como parte de uma banda de louvor e adoração no evento. “Tem sido maravilhoso vê-lo crescer ao longo dos anos”, disse ele. “Começamos como um punhado de pessoas andando pelo Dodger Stadium e hoje somos muitos milhares.”
![In Southern California, marchers were undeterred by the rain as they attended One Life LA on Jan. 20, 2024. In Southern California, marchers were undeterred by the rain as they attended One Life LA on Jan. 20, 2024.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F9afabdf4-b949-4e49-bbc8-02b05b952c58_1200x800.png)
Ele disse que o evento deste ano foi “um testemunho poderoso da vida, encorajando as pessoas a respeitá-la, do útero ao túmulo”.
***
Jim Graves is a Catholic writer and editor living in Newport Beach, California. He previously served as Managing Editor for the Diocese of Orange Bulletin, the official newspaper of the Diocese of Orange, California. His work has appeared in the National Catholic Register, Our Sunday Visitor, Cal Catholic Daily and Catholic World Report.