‘A Coisa Mais Injusta’: Trump Diz Que Manterá os EUA na OTAN e Exige Que os Membros ‘Joguem Limpo’
“A OTAN tem de tratar os EUA de forma justa, porque se não for pelos Estados Unidos, a OTAN literalmente nem existe”, disse Trump
JAKE SMITH - 19 MAR, 2024
O ex-presidente Donald Trump disse que manteria os EUA na aliança da OTAN se fosse reeleito, desde que os membros “jogassem limpo”, de acordo com o GB News.
Trump já entrou em conflito com membros da NATO antes por causa do seu fracasso em cumprir a meta mínima de gastos com defesa, que é fixada em 2% do produto interno bruto (PIB) total. Trump disse ao radialista britânico e ex-político Nigel Farage, durante uma entrevista a ser divulgada na terça-feira, que se comprometeria a proteger os outros membros da OTAN - desde que paguem - mas lamentou que eles tenham sido historicamente “injustos” no trato com os EUA ( RELACIONADO: Membros da OTAN repentinamente preparados para cumprir as metas de gastos militares, dias depois de Trump atacar a Aliança)
“A OTAN tem de tratar os EUA de forma justa, porque se não for pelos Estados Unidos, a OTAN literalmente nem sequer existe”, disse Trump a Farage, de acordo com um clip da entrevista. “Mas eles se aproveitaram de nós – como faz a maioria dos países.”
Farage perguntou a Trump se a relação seria diferente se os parceiros da NATO começassem a “pagar as suas contas adequadamente e o clube fosse justo”.
“Sim, mas você sabe, os Estados Unidos deveriam pagar a sua parte justa, não a parte justa de todos os outros. Acredito que os Estados Unidos estavam a pagar 90% do custo da NATO, poderia ser 100%. Foi a coisa mais injusta”, respondeu Trump. “E não se esqueça: é mais importante para eles do que para nós. Temos um oceano entre alguns problemas, temos um oceano lindo, grande e lindo.”
“É mais importante para eles. Eles estavam se aproveitando de nós no comércio e nos militares”, disse Trump.
Farage pressionou então Trump sobre se ele protegeria os outros membros da OTAN, desde que os membros atingissem as suas metas de gastos.
"Sim. 100%. 100%”, respondeu Trump.
Durante o seu mandato, Trump alertou os outros membros da NATO que retiraria os EUA da aliança se não cumprissem os seus objectivos de gastos.
“Fala-se muito sobre [Trump]… Qual é a melhor maneira de lidar com um futuro presidente Trump?” disse um alto diplomata da OTAN, de acordo com o Financial Times. “Basicamente uma combinação de bajulação e mão firme.”
Os comentários de Trump surgem na sequência de um comício que realizou na Carolina do Sul em Fevereiro, no qual anunciou a uma multidão que diria à Rússia para “fazer o que quiser” se os membros da NATO não cumprirem os seus objectivos de gastos.
“A OTAN foi presa até eu aparecer”, disse Trump no comício. “Eu disse: 'Todo mundo vai pagar'. Eles disseram: 'Bem, se não pagarmos, vocês ainda vão nos proteger?'
“Um dos presidentes de um grande país se levantou e disse: 'Bem, senhor, se não pagarmos e formos atacados pela Rússia, você nos protegerá?' pague, você é um delinquente... não, eu não iria protegê-lo, na verdade, eu os encorajaria a fazer o que quiserem”, disse Trump.