
Em Uma Verdade Inconveniente , o filme de 2006 que lhe rendeu um Oscar e um Prêmio Nobel, o ex-vice-presidente Al Gore propôs que a camada de gelo da Groenlândia poderia derreter, causando uma elevação de 6 metros no nível do mar. "Eles conseguem medir isso com precisão", afirmou Gore, enquanto mostrava imagens da Flórida sendo devorada pelo mar.
Uma reportagem do New York Times de 2007 sobre o filme, uma decisão judicial britânica de 2009 e outras fontes logo demonstraram que a alegação era absurdamente exagerada.
Mito Persistente
Mas, dentro do movimento de alerta de carbono, o mito das inundações na Flórida persiste. Uma manchete de 2015 do Climate Central alertava: "Nações costeiras e megacidades enfrentam elevação do nível do mar de 6 metros".
O site do World Wildlife Fund ainda faz esta afirmação : “O derretimento glacial da camada de gelo da Groenlândia é um importante indicador da futura elevação do nível do mar; se derreter completamente, o nível global do mar poderá subir 6 metros.”
E depois há a página “Climate Kids” da NASA :
Se o gelo continuar derretendo, o nível global do mar poderá subir mais de 6 metros. Isso deixaria muitas costas submersas. Ilhas inteiras poderão desaparecer!
A NASA até adicionou este mapa para que as crianças da Costa do Golfo pudessem imaginar suas casas sob as ondas:
E, no entanto, de janeiro de 1993 a janeiro de 2025, os satélites da NASA registraram um aumento cumulativo do nível do mar de... dez centímetros. A taxa atual de aumento, segundo a NASA, é de 4 centímetros por ano.
Essa é a espessura de três moedas de um centavo empilhadas uma sobre a outra.
Nesse ritmo de aumento, levará 1.400 anos para que os mares subam 6 metros. O século 35 é tão difícil de imaginar que está 300 anos além das histórias mais remotas de Star Trek .
Olhando para trás
Na direção oposta, os holandeses começaram a conter o oceano há 800 anos e vêm aprimorando a engenharia desde então. Um terço da Holanda já está abaixo do nível do mar , parte dele a 6,7 metros abaixo do nível do mar.
E embora nossos carros tenham sido os principais culpados pela elevação do nível dos mares, o nível dos mares já estava subindo constantemente muito antes de 1908, quando Henry Ford lançou o primeiro automóvel produzido em massa, movido a gasolina.
Uma entrada de agosto de 2023 no Climate.gov do governo federal relata que “o nível médio do mar subiu cerca de 21 a 24 centímetros desde 1880”. Aqui está um gráfico do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( IPCC) traçando os aumentos históricos do nível do mar:
A população da Flórida aumentou em 23 milhões desde 1880 , a maioria vive perto do nível do mar e quase dois milhões chegaram só desde 2020.
O nível do mar pode estar subindo. Mas, enquanto não destruirmos a prosperidade que nos permitiu nos adaptar e nos mudar para a Flórida, isso não é uma emergência.