A Guerra Aos Pais
Um clérigo britânico criou um rebuliço recentemente ao acusar Jesus de ensinar algo errado. Jesus nos disse que quando oramos, devemos dizer: “Pai nosso…”.
RENEW AMERICA
Jerry Newcombe - 12 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE /
ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
http://www.renewamerica.com/columns/newcombe/230712
Um clérigo britânico criou um rebuliço recentemente ao acusar Jesus de ensinar algo errado. Jesus nos disse que quando oramos, devemos dizer: “Pai nosso…”.
Mas o Arcebispo de York disse a seus colegas clérigos: “Sei que a palavra 'pai' é problemática para aqueles cuja experiência de pais terrenos tem sido destrutiva e abusiva, e para todos nós que trabalhamos demais devido a um domínio opressivamente patriarcal sobre vida."
O The UK Guardian observa ainda: “Em fevereiro, a [Igreja da Inglaterra] disse que consideraria parar de se referir a Deus como ‘ele’, depois que os padres pediram permissão para usar termos neutros em relação ao gênero”.
O prelado disse com efeito que existem tantos maus pais por aí que Jesus trouxe danos ao mundo por meio desse ensinamento. Ironicamente, o clérigo disse que o principal objetivo de sua palestra era promover a unidade entre os cristãos.
É verdade que os pais têm sido, em geral, “destrutivos e abusivos” e que a humanidade deve ser libertada de “um domínio opressivamente patriarcal”?
Para um líder “cristão” desconsiderar a auto-revelação de Deus nas Escrituras, na qual Deus se apresenta como Pai e usa pronomes masculinos, é bastante arrogante, na minha humilde opinião. Eles não têm mais nenhum padrão bíblico na Igreja da Inglaterra em termos de liderança?
Mas e quanto à questão que o arcebispo de York levanta quanto aos pais? Os pais são parte do problema da sociedade ou uma parte importante da solução?
Lembro-me de uma vez que visitei uma igreja evangélica liberal - isso soa como um oxímoro. Isso foi há cerca de 40 anos em Chicago. Um ministro leigo ofereceu uma oração, dizendo: “Nosso Pai, nossa Mãe…”. Eu perguntei a ele sobre isso depois do serviço, e ele explicou que era porque eles estavam tão perto de Cabrini Green, o notório conjunto habitacional (tão ruim que acabou sendo demolido) onde muitos dos moradores não conheciam um bom pai.
Semana após semana, o que acontece em Chicago, Baltimore e Detroit? Há vários tiroteios, incluindo muitas mortes. A esquerda culpa as armas. Mas, na realidade, é em grande parte a falta de pai no trabalho.
Muitos jovens se juntam a gangues porque, na verdade, os líderes das gangues fornecem a liderança masculina que os jovens desejam desesperadamente. Os líderes da gangue se tornam pais substitutos.
A grande maioria dos prisioneiros vem de lares desfeitos.
Na verdade, nolongerfatherless.org relata algumas estatísticas preocupantes relacionadas à orfandade. (Estes são baseados na pesquisa do National Center for Fatherlessness and The Fatherless Generation):
85% dos jovens na prisão vêm de lares sem pais.
71% dos que abandonam o ensino médio vêm de lares sem pais.
90% de todas as crianças desabrigadas e fugitivas vêm de lares sem pai.
60% dos suicídios de jovens vêm de lares sem pais.
Resumindo, não precisamos de menos pais – precisamos de mais pais – para ficar em casa.
Em seu relatório de fim de dia, Gary Bauer escreve: “Se você fosse fazer uma lista dos principais problemas que enfrentamos na América hoje, um deles seria a epidemia de crianças sendo criadas sem um pai em casa. . A falta de pai está associada a taxas mais altas de pobreza e praticamente a todos os outros males sociais”.
Em nossa sociedade, passamos de “o pai sabe tudo” para “o pai é um completo idiota”, como em Homer Simpson.
Nossa visão de nosso Pai Celestial geralmente está ligada à nossa visão de nosso pai terreno.
Certa vez, tive o privilégio de entrevistar o Dr. Paul Vitz, professor emérito de psicologia da Universidade de Nova York. Ele passou a lecionar na Divine Mercy University em Sterling, Virgínia.
Eu o entrevistei por causa de seu livro clássico, Faith of the Fatherless: The Psychology of Atheism, no qual ele documenta a ligação entre a falta de pai (ou maus pais) e maus resultados para os filhos – incluindo o ateísmo.
Vitz me disse: “Eu diria que o maior problema do país é o colapso da família, e o maior problema do colapso da família é a ausência do pai. Nossa resposta é recuperar a fé, principalmente para os homens, e recuperaremos a paternidade. E se recuperarmos a paternidade, recuperaremos a família. Recuperamos a família, recuperamos a nossa sociedade”.
Neste país, costumamos falar sobre os “pais fundadores”. George Washington era “o pai do país”. James Madison é frequentemente descrito como “o pai da Constituição”. Até mesmo a palavra patriotismo é derivada da palavra patra - como em pai.
A sociedade de hoje está um caos. É uma rebelião contra a ordem de Deus para a sociedade. Até mesmo um dos Dez Mandamentos nos adverte: Honre seu pai e sua mãe, para que você tenha uma vida longa.
Ao contrário do que dizem alguns oficiais da Igreja da Inglaterra, precisamos fortalecer nossa visão do pai, incluindo nosso Pai Celestial, e não continuar a castrá-lo.