A Guerra de Ron DeSantis ao Movimento Woke
Ron DeSantis se autodenomina o governador do estado “onde o Woke vai para morrer”.
AMERICAN THINKER
S.R. Piccoli - 7 JUNHO, 2023 - TRADUZIDO POR GOOGLE
ORIGINAL, IMAGENS E LINKS >
https://www.americanthinker.com/articles/2023/06/ron_desantiss_war_on_woke.html
Ron DeSantis se autodenomina o governador do estado “onde o acordado vai para morrer” e seu histórico de realizações na luta contra o despertar como governador da Flórida – que ele acredita que será um modelo para sua presidência em todo o país – conquistou a atenção de muitos em todo o país.
Veja o Projeto de Lei 266 do Senado, que proíbe as universidades públicas da Flórida de gastar dinheiro em programas ou atividades que “defendem a diversidade, a equidade e a inclusão ou promovem ou se envolvem em ativismo político ou social” e enfraquece a proteção de posse para professores. Ou o Projeto de Lei 1069 da Câmara, apelidado pelos críticos de “Não diga gay”, que libera professores e alunos de terem que usar pronomes fora do padrão da moda. A lei também expande a autoridade parental existente sobre a educação de uma criança, estendendo a proibição existente de instrução relacionada à orientação sexual e identidade de gênero no jardim de infância até a 3ª série para incluir a pré-escola até a 8ª série e declarando expressamente que as escolas charter devem cumprir esse requisito. O projeto de lei também exige que a instrução sobre orientação sexual e identidade de gênero nas séries 9 a 12 seja apropriada para a idade ou para o desenvolvimento dos alunos. Também é estabelecido um processo de revisão que permite aos pais se oporem a livros impróprios nas escolas e exige que os conselhos escolares interrompam o uso de qualquer material que o conselho não permita que os pais leiam em voz alta em reuniões públicas.
Como o ex-diplomata e apresentador do podcast “DeSantisland” Dave Seminara resume,
O Sr. DeSantis também assinou o SB 254, que proíbe “cirurgias mutiladoras permanentes e bloqueadores de puberdade experimentais” para crianças. O HB 225 protege as atletas femininas de terem que competir contra os homens e permite orações públicas em eventos esportivos escolares. O HB 1438 protege as crianças de “apresentações adultas sexualmente explícitas em todos os locais - incluindo shows de drag e clubes de strip”, enquanto o HB 1521 exige “instituições educacionais, centros de detenção, instituições correcionais e todos os outros locais públicos no estado com banheiros, vestiários ou vestiários tenham instalações separadas disponíveis para homens e mulheres com base em seu sexo biológico”.
Quando questionado pelo correspondente da NBC, Dasha Burns, para definir o termo acordado durante sua parada de campanha em Iowa no sábado, DeSantis respondeu que é “uma forma de marxismo cultural [....] Trata-se de colocar mérito e realização por trás da política de identidade, e é basicamente um guerra contra a verdade. E como isso infectou instituições e corrompeu instituições. Portanto, você deve estar disposto a lutar contra o acordo; fizemos isso na Flórida e nos consideramos orgulhosamente o estado onde o Woke vai para morrer.
Em suma, podemos dizer que não há político que entenda melhor essa realidade – e a ameaça que ela representa para o futuro – e que tenha exercido poder político para combatê-la melhor do que Ron DeSantis. Seja sobre a Teoria Crítica da Raça, cancelar a doutrinação da cultura ou da ideologia de gênero em todo o sistema educacional ou na sala de reuniões corporativas, DeSantis tomou medidas eficazes para impedir a propagação dessa doença.
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
- AS GRANDES FUNDAÇÕES, OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS -
Donald Trump, por sua vez, está se distanciando da tendência conservadora de usar extensivamente a palavra “acordei”. Ele sugere que o termo foi usado em demasia pelos republicanos durante uma parada da campanha presidencial de 2024 em Iowa. "Não gosto do termo 'acordei' porque ouço 'acordei, acordei, acordei'. É apenas um termo que eles usam, metade das pessoas nem consegue definir, não sabem o que é", ele disse na quinta-feira. Questionado sobre os comentários de Trump, Ron DeSantis sugeriu que o ex-presidente dos EUA não entende a ameaça de “acordar” à América. “Dizer que não é grande coisa, isso apenas mostra que você não entende o que muitos desses problemas são agora”, disse ele no sábado. Infelizmente para Trump e para a América, ele está correto. “Woke é uma ameaça existencial para nossa sociedade”, acrescentou o governador. É por isso que ele quer levar sua "War on Wake" nacional.
Perfeitamente emblemático dessa guerra é a chocante nomeação de DeSantis de curadores conservadores para o New College of Florida, administrado pelo estado e até recentemente progressista. Em janeiro, o governador anunciou que faria seis novas nomeações para o Conselho de Curadores do New College e, semanas depois, o Conselho de Governadores da Flórida indicou um sétimo, o que deu às escolhas de DeSantis uma maioria imediata no conselho. O chefe de gabinete de DeSantis, James Uthmeier, disse à National Review que esperava que o New College se tornasse uma “Hillsdale of the South” – uma referência à faculdade conservadora cristã particular em Michigan. Pouco depois, Christopher Rufo, uma das novas nomeações de DeSantis para o conselho do New College, deu uma entrevista a Michelle Goldberg, do New York Times, na qual falou de uma “reestruturação de cima para baixo” do currículo e da cultura da escola e sugeriu que, se professores e alunos não estivessem de acordo com as mudanças, poderiam sair. “Se pudermos pegar essa aposta de alto risco e alta recompensa e transformá-la em uma vitória, veremos legisladores estaduais conservadores começando a reconquistar instituições públicas em todos os Estados Unidos”, disse ele.
Claro, as ondas de choque que se seguiram que reverberaram pelo campus do New College desmoralizaram alguns alunos e membros do corpo docente e enfureceram outros:
“O apelo para reformular o New College faz parte de um conjunto orquestrado de movimentos para minar os princípios da educação pública e da liberdade de expressão nos Estados Unidos”, disse Amy Reid, professora de francês e diretora do programa de estudos de gênero da faculdade. “O que está acontecendo no New College não é apenas mais uma anedota da Flórida. A sugestão de que adotemos um currículo baseado no chamado modelo clássico eurocêntrico e explicitamente religioso de Hillsdale desafia não apenas o princípio da liberdade de expressão, mas também o objetivo de promover uma cidadania engajada e informada”.
Que prova melhor – na verdade, uma prova a contrario – de que o movimento está certo?
Infelizmente, enquanto DeSantis trava uma guerra contra o acordo, Trump parece estar travando uma guerra contra DeSantis. Independentemente da aparente rejeição de Trump ao termo, o ex-presidente recentemente e repetidamente usou “acordou” para atacar seus oponentes políticos. Em um post Truth Social no domingo, ele criticou DeSantis por sua guerra contra a Disney, argumentando que a empresa havia “se tornado uma sombra repugnante e acordada de seu antigo eu” devido às políticas do governador. É uma pena para todos, incluindo Trump.
Samuel Robert Piccoli is a blogger and the author of the books Being Conservative from A to Z (2014) and Blessed Are the Free in Spirit (2021). He lives in the Venice area.