A Inteligência dos EUA Afirma Que Sabia Que o ISIS-K Estava Planejando um Ataque Terrorista a Moscou
A Embaixada dos EUA em Moscou emitiu um alerta no início deste mês para que todos os cidadãos dos EUA evitassem locais públicos e ficassem extremamente vigilantes.
TYLER DURDEN - 23 MAR, 2024
Os relatórios iniciais de que o ISIS assumiu a responsabilidade pelo ataque terrorista em Moscou pareciam inicialmente rumores, e ainda têm sido objeto de escrutínio e debate generalizados, no entanto, a mídia dos EUA e funcionários do governo estão dizendo que a declaração do Estado Islâmico (ou ISIS-K) é autêntico. “Um ramo do Estado Islâmico assumiu a responsabilidade na sexta-feira pelo ataque em Moscou que matou pelo menos 40 pessoas e feriu cerca de 100 outras, e as autoridades dos EUA confirmaram a afirmação pouco depois”, escreve o The New York Times no final do dia.
Além disso, a inteligência dos EUA sabia que haveria um ataque iminente a Moscou: "Os Estados Unidos recolheram informações em Março de que o Estado Islâmico-Khorasan, conhecido como ISIS-K, o ramo do grupo baseado no Afeganistão, estava a planear um ataque a Moscou, de acordo com autoridades. Os membros do ISIS têm estado ativos na Rússia, disse uma autoridade dos EUA", de acordo com mais do NYT.
O Kremlin havia exigido no início do dia respostas de Washington explicando por que a Embaixada dos EUA em Moscou emitiu um alerta no início deste mês para que todos os cidadãos dos EUA evitassem locais públicos e fossem extremamente vigilantes. Anteriormente, informamos sobre a notificação da embaixada no início de março aqui. O NY Times continua, citando autoridades dos EUA: "Depois de um período de relativa calma, o Estado Islâmico tem tentado aumentar os seus ataques externos, de acordo com autoridades antiterroristas dos EUA. A maioria dessas conspirações na Europa foram frustradas, o que levou a avaliações de que o grupo tinha capacidades diminuídas."
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fd88308e1-2abb-48c8-a4fa-1bd3e7af8bcc_1200x800.jpeg)
É importante ressaltar que a mídia e as fontes estatais russas têm sido lentas em relatar as reivindicações do ISIS-K, nem as autoridades estatais identificaram quaisquer culpados ou grupos a esta hora tardia. A mídia russa em geral não refletiu os relatos da imprensa ocidental sobre as alegações de que o ISIS-K estava por trás disso, provavelmente enquanto se aguarda uma investigação mais profunda e contínua. É possível que alguns dos homens armados ainda estejam foragidos.
A especulação continua desenfreada e ainda pouco foi confirmado pelos serviços e autoridades de segurança russos.
Pelo menos 40 pessoas foram mortas quando um grupo de homens armados não identificados e fortemente armados invadiu o local de música Crocus City Hall. O Ministério da Saúde da Rússia divulgou uma lista de nomes de 145 pessoas que foram hospitalizadas em estado crítico. As crianças estão entre elas.
Abaixo: surgiu um vídeo mostrando os momentos em que os homens armados entraram na sala de concertos, após massacrar aleatoriamente pessoas na área comercial anexa ao complexo...
Atualização (1735ET): O Estado Islâmico (ISIS) assumiu a responsabilidade pelo ataque terrorista em Moscou, de acordo com um relatório da agência de notícias Amaq (e de outra forma não confirmado).
Atualizaremos esta história à medida que os detalhes forem confirmados.
* * *
Atualização (1635ET): Moscou lançou palavras de combate ao mesmo tempo em que apontou o dedo para Washington sobre “o que sabia” antes do tempo e quando:
Medvedev ameaça que os altos funcionários da Ucrânia serão “destruídos impiedosamente como terroristas” se o “regime de Kiev” estiver ligado ao ataque à sala de concertos de Moscovo.
O ex-presidente vice-presidente do Conselho de Segurança é conhecido por emitir rotineiramente palavras ameaçadoras e agressivas, mas o Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu o seguinte, conforme citado na Reuters:
“Com base em que as autoridades em Washington tiram quaisquer conclusões no meio de uma tragédia sobre a inocência de alguém?” Ela acrescentou que se Washington tivesse informação, esta deveria ser partilhada e que se Washington não tivesse informação, não deveria falar dessa forma.
Diz-se que pelo menos um dos agressores está sob custódia russa, também enquanto os serviços de segurança inspecionam uma van nas proximidades e outros veículos suspeitos. O shopping e a sala de concertos, anteriormente devastados por homens armados fortemente armados, continuam envoltos em chamas, de acordo com um resumo na RT:
Várias brigadas de incêndio e aeronaves foram mobilizadas para apagar o incêndio em um grande shopping nos arredores de Moscou que foi atacado por terroristas na noite de sexta-feira. O popular shopping center e casa de shows está localizado em Krasnogorsk, a noroeste da capital russa.
Um grupo de homens armados invadiu a Prefeitura de Crocus na noite de sexta-feira, matando pelo menos 40 pessoas, segundo as autoridades.
Os agressores teriam incendiado o prédio. Testemunhas também disseram ter ouvido explosões dentro do shopping.
De acordo com os serviços de emergência regionais, cerca de 100 pessoas foram evacuadas do subsolo. As equipes de resgate estão trabalhando para evacuar as pessoas do telhado.
Houve relatos de que partes do telhado do complexo desabaram, com centenas de equipes de emergência lutando contra o incêndio e procurando qualquer homem armado que pudesse estar foragido.
* * *
Atualização (1440ET): A mídia estatal russa, bem como o correspondente regional do The Wall Street Journal, estão relatando pelo menos 40 pessoas mortas e mais de 100 feridas e feridas, no grande ataque terrorista na maior sala de concertos de Moscou.
Surgiram vídeos iniciais mostrando o que parecem ser agressores em uniformes de combate com rifles de assalto circulando pela parte comercial do local (que fica ao lado da sala de concertos) e enxotando aleatoriamente. Há relatos da RT de explosões subsequentes acontecendo mesmo em meio a uma enorme segurança, polícia e resposta de emergência.
Há poucos dias, a Embaixada dos EUA em Moscovo divulgou o seguinte alerta, dizendo a todos os cidadãos dos EUA que ainda estão no país para evitarem grandes reuniões e locais públicos. O que eles sabiam?
A Rússia classificou o tiroteio como um “ataque terrorista sangrento” numa declaração inicial. A Casa Branca também emitiu uma avaliação inicial da seguinte forma:
CASA BRANCA: NENHUMA INDICAÇÃO NESTE MOMENTO DE QUE A UCRÂNIA ENVOLVEU-SE NO TIRO EM MOSCOVO
MOSCOVO CANCELA TODAS AS MASSAS DE FIM DE SEMANA - PREFEITO
Relatórios não confirmados dizem que alguns dos invasores ainda podem estar foragidos. Abaixo - Aviso, Gráfico: