A Inteligência Ocidental Vê Perspectivas “Sombrias” para a Ucrânia, “Grandes” Perdas de Território em 2024
A Ucrânia enfrenta “grandes” perdas territoriais e um “quadro geral sombrio” para o resto de 2024
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F5d8e5ee5-8229-4328-abd6-414be102834a_2000x1333.jpeg)
THE KYIV INDEPENDENT
Chris York - 25 MAI, 2024
A Ucrânia enfrenta “grandes” perdas territoriais e um “quadro geral sombrio” para o resto de 2024, de acordo com uma nova avaliação da inteligência ocidental, informou a mídia alemã em 25 de maio.
De acordo com o jornal Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (FAS), um relatório visto pelos deputados alemães diz que a Ucrânia não será capaz de recuperar a iniciativa este ano e é provável que perca mais terras do que já perdeu desde Janeiro.
Destaca a atual superioridade da Rússia em artilharia como um fator importante, bem como a capacidade de Moscou para absorver muito mais perdas de homens e material.
De acordo com dados ucranianos, as perdas russas na Ucrânia ultrapassaram a marca sombria de 500.000 em 25 de Maio. O número não pôde ser verificado de forma independente.
O novo relatório diz que os esforços de mobilização de Kiev só “terão impacto no final do verão” porque os recrutas precisam de passar por formação, o que significa que a Ucrânia não está em posição de “compensar as perdas e acumular reservas”.
Segundo o jornal alemão Welt, o relatório foi recebido com reações mistas entre os políticos do país.
Roderich Kiesewetter, da União Democrata Cristã, disse que tais relatórios pessimistas estavam sendo publicados para pressionar "sutilmente, mas cruelmente" Kiev a "ceder território".
Mas Ralf Stegner, do Partido Social Democrata, disse que o conteúdo do relatório estava correto e “consistente com o que eu sei”.
A Rússia manteve a iniciativa do campo de batalha durante grande parte de 2024 até agora e no início deste mês lançou uma nova ofensiva no norte do Oblast de Kharkiv, embora, segundo o presidente Volodymyr Zelensky, a um custo elevado.
As perdas da Rússia durante a ofensiva são oito vezes superiores às sofridas pelas forças armadas da Ucrânia, disse ele numa entrevista publicada em 25 de maio.
O Kyiv Independent não conseguiu verificar a afirmação de forma independente.