A mídia tendenciosa: o que eles fazem para não ver
O silêncio cúmplice dos grupos anti-Israel nos campi universitários dos EUA em relação aos crimes da Turquia é simplesmente evidência de racismo e hipocrisia impressionantes.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fc903f7da-ec88-4130-94db-e400dec4cbad_1024x683.jpeg)
Bassam Tawil - 31 OUT, 2024
"A Turquia está bombardeando e massacrando curdos esta noite. Nenhum protesto, nenhuma marcha, nenhuma cobertura da mídia, nenhuma condenação da ONU, nenhum mandado de prisão do TPI para Erdogan. Desde 1914, a Turquia matou mais de 1,5 milhão de curdos. Parem o genocídio curdo." — Hemdad Mehristani, pesquisador, X, 23 de outubro de 2024.
Se a Turquia tem o direito de responder a um ataque terrorista bombardeando dezenas de alvos pertencentes a militantes curdos no Iraque e na Síria, por que Israel está sendo condenado por responder às atrocidades lideradas pelo Hamas em 7 de outubro contra seus próprios cidadãos? Só por causa da "solução de dois estados": Michigan e Minnesota?
Erdogan não está apenas mentindo quando acusa Israel de "genocídio", mas também está provando que é um grande hipócrita. Se ele está realmente preocupado com a segurança dos muçulmanos na Faixa de Gaza, por que ele continua a apoiar o Hamas, enquanto nega a Israel o direito de se defender contra o terrorismo islâmico? Se ele acredita que tem o direito de bombardear militantes curdos na Síria e no Iraque, por que ele está denunciando Israel por tomar a mesma ação contra terroristas islâmicos palestinos?
O silêncio cúmplice dos grupos anti-Israel nos campi universitários dos EUA em relação aos crimes da Turquia é simplesmente evidência de racismo e hipocrisia impressionantes.
No início deste mês, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusou Israel de cometer "genocídio" na Faixa de Gaza em sua operação antiterrorista contra o grupo terrorista Hamas apoiado pelo Irã. O Hamas lançou o ataque de 7 de outubro de 2023 a Israel, assassinando 1.200 israelenses, ferindo milhares e sequestrando mais de 240 reféns. Erdogan, cujo país tem hospedado e apoiado alguns dos líderes do Hamas, ameaçou que Israel "eventualmente pagará o preço por este genocídio". Ele acrescentou : "Não haverá paz no mundo sem responsabilização pelo genocídio em Gaza".
Erdogan está atualmente enfrentando as mesmas acusações que ele levantou contra Israel. A única diferença é que muitos no mundo ficam em silêncio quando a Turquia mira os curdos na Síria e no Iraque, mas continuam a protestar contra Israel por se defender dos assassinos e estupradores do Hamas responsáveis pelo pior massacre de judeus desde o Holocausto.
Em 23 de outubro, o Ministério da Defesa da Turquia anunciou que jatos da Força Aérea Turca atingiram alvos militantes curdos no Iraque e na Síria em resposta a um ataque a uma empresa aeroespacial e de defesa turca perto de Ancara. As autoridades turcas acreditam que militantes curdos detonaram explosivos e abriram fogo contra a empresa, matando cinco pessoas e ferindo mais de uma dúzia de outras.
Observe o que o Ministro da Defesa turco Yasar Guler disse após o ataque terrorista em Ancara: "Nós os perseguiremos [os militantes curdos] até que o último terrorista seja eliminado." Esta declaração soa exatamente como aquelas feitas por oficiais israelenses imediatamente após as atrocidades lideradas pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro. Eliminar terroristas é uma coisa boa, mas por que não se aplica a Israel?
Se a Turquia tem o direito de responder a um ataque terrorista bombardeando dezenas de alvos pertencentes a militantes curdos no Iraque e na Síria, por que Israel está sendo condenado por responder às atrocidades lideradas pelo Hamas em 7 de outubro contra seus próprios cidadãos? Só por causa da "solução de dois estados": Michigan e Minnesota?
Ao longo dos anos, os turcos mataram centenas de milhares de curdos. No entanto, não vimos um único acampamento em uma universidade dos EUA protestando contra as ações da Turquia.
"Nas últimas décadas, o governo fascista turco matou centenas de milhares de civis curdos na Turquia, Iraque e Síria", disse a proeminente jornalista curda Suzan Quitaz.
"Nada além de silêncio das Nações Unidas e da comunidade internacional hipócrita sobre os crimes de guerra e genocídio da Turquia contra o povo curdo. Silêncio também dos chamados 'amantes da paz' Woke e seus apoiadores islâmicos do Hamas que têm marchado em apoio aos terroristas do Hamas na Europa e América pedindo a inalação do estado de Israel. Acho que SEM JUDEUS, SEM NOTÍCIAS!"
O pesquisador curdo Hemdad Mehristani comentou sobre os ataques militares turcos contra os curdos:
"A Turquia está bombardeando e massacrando curdos esta noite. Nenhum protesto, nenhuma marcha, nenhuma cobertura da mídia, nenhuma condenação da ONU, nenhum mandado de prisão do TPI para Erdogan. Desde 1914, a Turquia matou mais de 1,5 milhão de curdos. Parem o genocídio curdo."
Diliman Abdulkader, especialista em política externa e diretor do Projeto Curdistão para o Fundo para a Verdade no Oriente Médio, comentou sarcasticamente :
"Exigimos um cessar-fogo imediato e uma Solução de Dois Estados, os curdos merecem viver em paz e não devem mais ter que lidar com o terrorismo turco. A Turquia deve ser responsabilizada!"
Abdulkader estava se referindo aos apelos recorrentes do governo Biden e de outros governos e líderes ocidentais por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e a criação de um estado terrorista palestino próximo a Israel.
Em outra publicação no X (antigo Twitter), Abdulkader escreveu :
"Terra à extrema esquerda! A Turquia está bombardeando os curdos, onde está seu chamado para uma solução de dois estados?? Que tal um cessar-fogo??
Onde estão nossos chamados 'irmãos' e 'irmãs' muçulmanos?? A Turquia muçulmana está matando curdos muçulmanos, por que o silêncio?? Vocês estão fazendo manifestações em massa e ocupando campi universitários amanhã contra o genocídio dos curdos pela Turquia, certo?? Oh, meu erro, é só moda falar contra Israel. Sem judeus, sem notícias."
Hawzhin Azeez, um acadêmico e poeta curdo, escreveu :
"A Turquia se promove como defensora dos direitos palestinos, mas bombardeia indiscriminadamente os curdos na Síria e no Iraque, e o mundo não apenas fica em silêncio, mas vê a Turquia como uma heroína."
Uma influenciadora de mídia social chamada ShantiZulu escreveu :
"Onde você está quando um membro da @NATO, Turquia, está cometendo um verdadeiro genocídio contra os curdos? Mais de 30 milhões de pessoas indefesas sendo bombardeadas pela Turquia até a inexistência. Onde você está? Por que você está tão quieto? Por que você não se importa quando eles estão sendo massacrados? Por que eles não são dignos de proteção sob a LEI? QUE VERGONHA DE VOCÊ"
Há um hadith islâmico (dito do profeta Maomé ) que diz :
"Asma bint Yazid narrou que o Mensageiro de Allah disse: não é lícito mentir, exceto em três casos: algo que o homem diz à esposa para agradá-la, mentir durante a guerra e mentir para trazer paz entre as pessoas."
Erdogan, que está perpetrando crimes contra seus companheiros muçulmanos na Síria e no Iraque, parece estar agindo de acordo com o mesmo hadith . Erdogan não está apenas mentindo quando acusa Israel de "genocídio", mas também está provando que é um grande hipócrita. Se ele está realmente preocupado com a segurança dos muçulmanos na Faixa de Gaza, por que ele continua a apoiar o Hamas, enquanto nega a Israel o direito de se defender contra o terrorismo islâmico? Se ele acredita que tem o direito de bombardear militantes curdos na Síria e no Iraque, por que ele está denunciando Israel por tomar a mesma ação contra terroristas islâmicos palestinos?
O silêncio cúmplice dos grupos anti-Israel nos campi universitários dos EUA em relação aos crimes da Turquia é simplesmente evidência de racismo e hipocrisia impressionantes.
Bassam Tawil é um árabe muçulmano baseado no Oriente Médio. Seu trabalho é possível graças à generosa doação de alguns doadores que desejaram permanecer anônimos. A Gatestone é muito grata.