A Nova Trumponomics: Reatores para Energia Limpa e Controlada a Partir da Fusão Nuclear
by Lawrence Kadish • December 25, 2024
Tradução Google, original aqui
À medida que os sonhos de energia verde renovável desaparecem, junto com baterias de carros elétricos que congelam no inverno, explodem no verão e não podem levá-lo convenientemente tão longe quanto você gostaria de ir sem uma longa recarga que pode ou não estar disponível, e com moinhos de vento e painéis solares que dependem do vento e do sol quando pode haver muito de ambos, o futuro continua parecendo cada vez melhor para a energia de fusão nuclear totalmente limpa e duradoura - se e quando ela puder ser desenvolvida. Cada vez mais, as pessoas estão começando a ver a fusão nuclear como a onda do futuro para energia acessível e "salvando o planeta" de ser invadido por poluentes.
Um pequeno reator no seu carro pode permitir que ele viaje por " um milhão de quilômetros " — bem diferente de tentar encontrar um posto de recarga enquanto atravessa um deserto.
A boa notícia é que empreendedores como Elon Musk e Sam Altman já estão explorando como capturar esse novo combustível mágico para que ele possa ser usado imediatamente. Para esse fim, eles estão supostamente construindo pequenos reatores nucleares em Nevada.
A má notícia é que a China comunista está desenvolvendo-os, já os usando para fundir átomos em temperaturas inimaginavelmente altas dentro de um dispositivo chamado tokamak. Eles têm trabalhado em átomos de fusão para energia dessa forma por anos, enquanto continuam a abrir pelo menos duas usinas de carvão "sujas" toda semana, evidentemente apenas para garantir que eles tenham suas bases cobertas enquanto aperfeiçoam a fusão nuclear para uso comercial.
Trump faria bem em focar quando seu mandato começar oficialmente no mês que vem, no futuro de sua nova Trumponomics: um tokamak dos EUA que seja superior ao da China, deveria ser um "Projeto Manhattan" de Trump, financiado com verbas da Câmara dos Representantes como uma parceria público-privada entre o governo e o setor privado, ou como um IPO privado, ou ambos. O objetivo seria criar um reator nuclear tokamak melhor que o da China que pudesse gerar enorme energia elétrica sustentável e propulsão - e um boom resultante no crescimento econômico americano.
Este projeto deve estar, junto com a modernização das Forças Armadas dos EUA, entre as primeiras prioridades do presidente Trump assim que ele assumir o cargo.
________________________________________________
Lawrence Kadish serves on the Board of Governors of Gatestone Institute.