A Polônia teve uma "noite muito ocupada" defendendo seu espaço aéreo enquanto a guerra na Ucrânia continua
Fazer fronteira com um país devastado pela guerra não é motivo de riso para a Polônia
REMIX
Liz Heflin - 4 SET, 2024
Na manhã de quarta-feira, caças poloneses foram acionados devido a ataques russos no oeste da Ucrânia, com o Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia (DORSZ) publicando sobre o incidente no X:
“Esta é outra noite muito movimentada para todo o sistema de defesa aérea da Polônia devido à atividade observada da aviação de longo alcance da Federação Russa realizando ataques contra objetos localizados, entre outros, no território ocidental da Ucrânia”, escreveu o DORSZ.
A publicação também alertou sobre o aumento dos níveis de ruído no sudeste da Polônia devido à operação das forças polonesas e aliadas.
A DORSZ disse que estava seguindo todos os procedimentos necessários para garantir a segurança do espaço aéreo polonês e monitoraria continuamente a situação.
Fazer fronteira com um país devastado pela guerra não é motivo de riso para a Polônia, que está em constante estado de alerta desde a agressão da Rússia no início de 2022. Um míssil que caiu em território polonês no final daquele ano, matando dois cidadãos poloneses, acabou sendo um míssil descontrolado que, na verdade, havia sido disparado pela Ucrânia.
Há apenas alguns meses, o Reino Unido anunciou que enviaria jatos Typhoon para patrulhar o espaço aéreo polonês. Naquela época, o ex-primeiro-ministro Rishi Sunak também disse que a Grã-Bretanha enviaria 16.000 tropas para a Polônia.