A Província do Estado Islâmico de Moçambique (ISMP) supostamente insta os cristãos a se converterem, pagarem Jizyah ou serem mortos, apela aos muçulmanos para ajudarem o grupo a 'defender o Islã'
Um autocarrônibus de passageiros foi baleado na província de Cabo Delgado, em Moçambique, matando o motorista, e os agressores deixaram bilhetes para os passageiros
A foto mostra as notas manuscritas, uma em inglês e outra em português, que afirmam serem do "governo do Estado Islâmico de Moçambique": "Declaramos guerra a todos os cristãos do mundo por três coisas, seja para ser muçulmano ou pagar jizyah [um poll tax que o Alcorão obriga os não-muçulmanos a pagar aos seus governantes muçulmanos]. Se você não pagou jizyah, será uma guerra até [o fim da] terra. Aos muçulmanos, anunciamos a paz para todos o mundo. Vamos trabalhar juntos para defender a religião de Alá juntos. Se você se recusar [a se converter ao Islã], então você pagará jizyah e se você se recusar a pagar jizyah, você será morto."
Segundo a imprensa moçambicana, “terroristas islâmicos” atacaram um ônibus na autoestrada perto de Meluco, província de Cabo Delgado, no dia 9 de fevereiro, raptando o motorista e deixando o seu destino incerto. Num incidente separado, ocorrido em 11 de Fevereiro, terroristas pararam um ônibus perto de Nangororo, distrito de Meluco, e forçaram os passageiros a entregar o seu dinheiro antes de lhes permitir continuar.
Em Novembro de 2022, canais pró-ISIS relataram que a Província do Estado Islâmico de Moçambique (ISMP) tinha distribuído panfletos em suahili apelando aos "judeus e cristãos" locais para se converterem ao Islã, pagarem jizyah ou serem mortos. [2] Em Janeiro e Fevereiro de 2024, agentes do ISMP pregaram aos aldeões muçulmanos na província de Cabo Delgado, instando-os a seguir a sharia e a travar a jihad, e alertando-os contra a cooperação com “incrédulos”.
O texto completo deste post está disponível para assinantes.
https://www.memri.org/jttm/islamic-state-mozambique-province-ismp-reportedly-urges-christians-convert-pay-jizyah-or-be#
[1] Telegram, February 12, 2024.
[2] See MEMRI JTTM Report: ISIS In Mozambique Issues Ultimatum To Local 'Jews And Christians': Convert To Islam, Pay Jizyah, Or Be Killed, November 23, 2022.
[3] See MEMRI JTTM Report: WARNING GRAPHIC IMAGES: Islamic State Mozambique Province (ISMP) Claims Attack On About 20 Mozambique Armed Defense Forces Soldiers, Christian Civilians, In North Of Country; Continues 'Preaching Campaign' For Local Muslims, February 13, 2024.