A satisfação com a democracia diminuiu nos últimos anos em países de alta renda
PEW RESEARCH CENTER
PORRICARDO WIKEE & JANELL FETTEROLF
Tradução: Heitor De Paola
As pessoas ao redor do mundo geralmente acreditam que a democracia representativa é uma boa maneira de governar seus países. Mas, como uma nova pesquisa do Pew Research Center destaca, muitos estão insatisfeitos com a forma como ela está funcionando. E em várias democracias de alta renda, a insatisfação tem aumentado.
Como fizemos isso
Desde 2017, perguntamos regularmente às pessoas em 12 democracias economicamente avançadas até que ponto estão satisfeitas com o estado da sua democracia. Globalmente, a satisfação diminuiu nestes países entre 2017 e 2019, antes de recuperar em 2021, durante a pandemia de COVID-19 .
Desde 2021, no entanto, as pessoas nestas nações ficaram mais frustradas com as suas democracias. Uma média de 49% destas 12 nações estavam satisfeitas com a forma como a sua democracia funcionava em 2021; hoje, apenas 36% têm essa opinião. (O inquérito de 2024 foi realizado antes das eleições para o Parlamento Europeu em junho.)
A satisfação é hoje menor do que era em 2021 em nove dos 12 países onde fizemos a pergunta de forma consistente. Isto inclui seis países onde a satisfação caiu dois dígitos: Canadá, Alemanha, Grécia, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
A satisfação não aumentou em nenhum dos 12 países pesquisados.
Como a satisfação com a democracia varia hoje?
Além dos 12 países onde o Centro tem questionado consistentemente sobre a satisfação com a democracia ao longo do tempo, fizemos a mesma pergunta este ano em outros 19 países. Nos 31 países entrevistados na primavera de 2024, uma mediana de 54% afirma estar insatisfeito com a sua democracia, enquanto 45% está satisfeito.
Países nesta análise
Os países incluídos nesta análise recebem classificações moderadas a positivas de organizações de investigação que avaliam a saúde da democracia, como a Economist Intelligence Unit , a Freedom House e o Varieties of Democracy Project . Os países do nosso inquérito de 2024 que foram classificados como regime autocrático ou híbrido por mais de uma fonte especializada foram excluídos desta análise.
Olhando entre regiões, as opiniões na Europa variam muito: 75% dos suecos estão satisfeitos com a sua democracia, em comparação com apenas 22% na Grécia. O mesmo se aplica à região Ásia-Pacífico, onde mais de três quartos dos indianos e cingapurianos – mas apenas 31% dos japoneses – estão satisfeitos com a forma como a sua democracia está a funcionar. (Nossa pesquisa ocorreu antes das recentes eleições na Índia .)
Na África Subsariana e na América Latina, cerca de dois terços ou mais dos sul-africanos, chilenos, colombianos e peruanos expressam opiniões negativas sobre as suas democracias. (O trabalho de campo na África do Sul também ocorreu antes das recentes eleições no país .)
Relacionado: Em suas próprias palavras: O que pode melhorar a democracia?
A forma como as pessoas se sentem sobre o modo como a democracia funciona está fortemente relacionada com a forma como acreditam que a sua economia está a funcionar. Em todas as 31 nações inquiridas, as pessoas que avaliam negativamente a economia nacional têm maior probabilidade do que aquelas que a avaliam positivamente de estarem insatisfeitas com a sua democracia.
Da mesma forma, a forma como as pessoas se sentem em relação ao partido que governa no seu país está ligada à sua avaliação da democracia. Em 27 países, os apoiantes do partido ou coligação do governo são particularmente propensos a dizer que estão satisfeitos com a forma como a sua democracia está a funcionar. ( Consulte o Apêndice para obter as classificações dos partidos governantes específicos do país.)
Em oito países – Argentina, Chile, França, Alemanha, Países Baixos, Polônia, Espanha e EUA – as pessoas com menos educação estão menos satisfeitas do que aquelas com mais educação com a forma como a democracia está a funcionar no seu país. E em sete países – Argentina, Chile, Colômbia, Alemanha, Peru, Singapura e Coreia do Sul – os adultos com menos de 35 anos estão mais satisfeitos com a democracia em comparação com aqueles com 50 anos ou mais. Nos outros países pesquisados, existem poucas diferenças por nível de escolaridade ou idade.
Nota: Aqui está a pergunta usada para esta análise , juntamente com as respostas e a metodologia da pesquisa.
_______________________
Richard Wike is director of global attitudes research at Pew Research Center.
Janell Fetterolf is a senior researcher focusing on global attitudes at Pew Research Center.
https://www.pewresearch.org/short-reads/2024/06/18/satisfaction-with-democracy-has-declined-in-recent-years-in-high-income-nations/