O presidente eleito Donald Trump deve ser sentenciado hoje em seu caso de registros comerciais, apenas 10 dias antes de sua posse em 20 de janeiro.
O Juiz da Suprema Corte de Nova York, Juan Merchan, indicou que não imporá uma pena de prisão. Em vez disso, especialistas disseram ao The Epoch Times que ele provavelmente entrará com um julgamento de condenação para o presidente eleito e fará alguns comentários sobre a conduta de Trump.
Uma ordem de Merchan em 3 de janeiro disse que Trump poderia comparecer à sentença virtualmente. Este é o único dos quatro casos criminais recentes de Trump a chegar a uma sentença. Em maio, um júri considerou Trump culpado de 34 acusações de crime de falsificação de registros comerciais em relação a suposto dinheiro para silenciar pago à atriz de filmes adultos Stephanie Clifford .
Trump pediu a vários tribunais estaduais para adiar a sentença esta semana, mas não obteve sucesso. Até a tarde de 9 de janeiro, a Suprema Corte dos EUA ainda não havia emitido uma decisão sobre o pedido de intervenção de Trump. Trump disse à Suprema Corte dos EUA (SCOTUS) que tinha direito a uma suspensão automática nos procedimentos devido à natureza de seu apelo sobre imunidade presidencial. Ele também argumentou que Merchan erroneamente admitiu evidências dos atos oficiais de Trump e falhou em reconhecer que Trump também recebeu imunidade de acusação como presidente eleito.
[N do T.: ontem a SCOTUS rejeitou o apelo de Trump. Ver aqui]
O promotor público de Manhattan, Alvin Bragg, pediu à Corte que não atendesse ao pedido de Trump, argumentando, entre outras coisas, que os juízes não tinham jurisdição. Em dezembro, Merchan rejeitou as várias objeções de Trump relacionadas à imunidade às evidências usadas durante o julgamento. Ele disse que Trump esperou muito tempo ou falhou em preservar objeções às evidências e que informações relacionadas a argumentos preservados e não preservados não receberam proteção sob a doutrina da imunidade presidencial.
A sentença marca o fim de uma longa batalha legal, mas Trump ainda pode apelar após a audiência de 10 de janeiro. O outro caso criminal restante de Trump na Geórgia está em terreno instável depois que um tribunal de apelações decidiu que a promotora Fani Willis deveria ser desqualificada. Ela está apelando dessa decisão para a Suprema Corte da Geórgia. — Sam Dorman
MARCADORES O Juiz Distrital dos EUA Danny Reeves bloqueou uma expansão das proteções do Título IX implementadas pela administração do Presidente Joe Biden no ano passado. A mudança de regra teria expandido o Título IX — que proíbe a discriminação baseada em sexo — para incluir discriminação baseada em identidade de gênero e preferência sexual.
A promotora do condado de Fulton, Fani Willis, entrou com um recurso após ser desqualificada de seu caso de interferência eleitoral contra o presidente eleito Donald Trump . Willis foi removida do caso após ser revelado que ela tinha um relacionamento romântico com o advogado especial Nathan Wade.
O Departamento de Defesa anunciou em 9 de janeiro um adicional de US$ 500 milhões em apoio de armas para a Ucrânia em sua guerra contra a Rússia. Donald Trump sinalizou que continuará a apoiar a Ucrânia, dizendo "Quero chegar a um acordo, e a única maneira de chegar a um acordo é não abandonar".
O senador Markwayne Mullin (R-Okla.) diz que Donald Trump preparou cerca de 100 ordens executivas prontas para assinar quando ele assumir o cargo no final deste mês. O presidente eleito já havia declarado durante a campanha que no primeiro dia ele iria “acabar com todas as restrições de Biden sobre a produção de energia, encerrar seu mandato insano de veículos elétricos, [e] cancelar sua proibição de exportação de gás natural.”
O procurador-geral Merrick Garland diz que o Departamento de Justiça pretende divulgar o relatório do procurador especial Jack Smith sobre Trump, assim que obtiver permissão. A juíza distrital Aileen Cannon colocou uma ordem de silêncio no relatório em 7 de janeiro, para não influenciar o resultado dos casos pendentes contra os co-réus de Trump, Walt Nauta e Carlos De Oliveira . —Stacy Robinson
Copyright © 2025 The Epoch Times, Todos os direitos reservados.
The Epoch Times, 229 W 28th St, Fl.5, Nova York, NY 10001 |