A Ucrânia está em sérios apuros: os russos têm a iniciativa, os assentamentos estão caindo um após o outro
Assentamentos e aldeias continuam a cair nas mãos das forças russas ao longo de vários setores da frente oriental
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fa179deac-1fd0-4e38-993a-1688b0c3da18_1024x576.jpeg)
Equipe de notícias do Remix - 9 OUT, 2024
As forças russas estão avançando pelo Donbass em várias direções e ocupando com sucesso vilas e assentamentos, relata o meio de comunicação financeiro húngaro Portfolio.
Citando relatos da Reuters, blogueiros militares ucranianos e outras fontes, o jornal observa que dois assentamentos, ao norte e ao sul da cidade de Kurakhove, caíram: Zolotya Niva e Zorjane Perse.
Embora o Estado-Maior da Ucrânia não tenha confirmado a perda das aldeias, ele admitiu que o setor ao redor de Kurakhove “foi o local dos confrontos mais pesados na frente oriental”.
Nos últimos dias, as forças ucranianas foram forçadas a recuar em outras áreas também, com a semana passada servindo como um golpe especial para Kiev com a queda de Ugledar (Vuhledar) depois que as forças ucranianas defenderam a cidade com sucesso por dois anos. A cidade, que é estrategicamente importante, foi rotulada como uma "fortaleza" por seus defensores anteriores devido aos seus enormes blocos de torres que se erguiam das planícies ao redor.
Na segunda-feira, o porta-voz do exército ucraniano anunciou que tropas russas haviam penetrado nos arredores de Toreck.
Igor Kimakovsky, um conselheiro da administração russa da região de Donetsk, disse à mídia russa que as tropas russas “penetraram no centro da cidade de diferentes direções e agora controlam todos os edifícios residenciais altos”.
Os avanços russos não estão sendo apenas elogiados pela Rússia, mas também confirmados por blogueiros militares ucranianos. Vários deles confirmaram que a Rússia ganhou o controle do centro de Toreck e que a luta está acontecendo nos bairros do nordeste.
Segundo o Portfolio, “os blogueiros admitiram que a iniciativa na região pertence ao exército russo”.
As forças russas também capturaram Verkhnokamyanskoe e Grigorovka na direção de Siversk.
Imagens e vídeos de tropas russas foram vistos levantando sua bandeira sobre as ruínas de Grigorovka. Fontes da linha de frente também relataram que tropas russas já entraram em Serebyianka e estão lutando para chegar ao centro da cidade.
De acordo com a mídia ucraniana, as Forças Armadas Ucranianas começaram a construir fortificações e a preparar a região de Dnipropetrovsk para se defender da ofensiva da Rússia, representando esforços para construir novas fortificações enquanto os russos continuam seu avanço.
A Ucrânia diz que as forças russas estão sofrendo baixas massivas durante seus avanços, com até aproximadamente 1.200 mortos e feridos todos os dias. No entanto, mesmo que esses números sejam precisos, as forças russas podem se dar ao luxo de perder muito mais tropas do que a Ucrânia. Ao mesmo tempo, elas continuam a avançar apesar de perdas tão pesadas.