Acordo entre o Reino Unido e as Maurícias para proteger a segurança nacional - salvaguardando a operação da base militar estratégica
O Reino Unido e as Ilhas Maurício chegaram a um acordo histórico para proteger a base militar estrategicamente importante do Reino Unido e dos EUA em Diego Garcia.
3 de outubro de 2024
Tradução: Heitor De Paola
O governo do Reino Unido concorda hoje com um acordo com as Maurícias para resolver reivindicações históricas de soberania, proteger a nossa segurança nacional e fechar uma potencial rota de migração ilegal
acordo garante operação segura a longo prazo da base militar do Reino Unido e dos EUA em Diego Garcia, uma instalação vital para manter a segurança internacional
o acordo protege os interesses do Reino Unido e dos parceiros internacionais, com forte apoio dos EUA
O Reino Unido e as Ilhas Maurício chegaram a um acordo histórico para proteger a base militar estrategicamente importante do Reino Unido e dos EUA em Diego Garcia, que desempenha um papel crucial na estabilidade regional e na segurança internacional.
Pela primeira vez em mais de 50 anos, o status da base será indiscutível e legalmente seguro, após um acordo político entre o Reino Unido e Maurício.
O acordo reforça o dever firme do Reino Unido de manter o país seguro, com a operação da base militar inalterada, em um mundo cada vez mais volátil.
O governo anterior iniciou negociações sobre o futuro do Território Britânico do Oceano Índico (BIOT)/Arquipélago de Chagos, mas anos após o início das negociações, as questões permaneceram sem solução.
O acordo é fortemente apoiado por parceiros internacionais, incluindo os Estados Unidos, que têm operação conjunta da base militar estratégica.
Sem o acordo de hoje, a operação segura e de longo prazo da base militar estaria ameaçada, com soberania contestada e desafios legais — inclusive por meio de vários tribunais e cortes internacionais.
O acordo demonstra o comprometimento do governo do Reino Unido em salvaguardar a segurança global e evitar ameaças à paz e prosperidade no Oceano Índico e no Indo-Pacífico mais amplo. Ele vê Maurício assumir a soberania sobre BIOT, com o Reino Unido autorizado a exercer os direitos soberanos de Maurício sobre Diego Garcia.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fac2758c7-ca13-4259-baa6-b4b172ada441_1000x500.webp)
O Secretário de Relações Exteriores David Lammy disse:
Este governo herdou uma situação em que a operação segura e de longo prazo da base militar de Diego Garcia estava ameaçada, com soberania contestada e desafios legais contínuos.
O acordo de hoje assegura esta base militar vital para o futuro. Ele fortalecerá nosso papel na salvaguarda da segurança global, encerrará qualquer possibilidade de o Oceano Índico ser usado como uma rota perigosa de migração ilegal para o Reino Unido, bem como garantirá nosso relacionamento de longo prazo com Maurício, um parceiro próximo da Commonwealth.
Diego Garcia também viu um pequeno número de migrantes vulneráveis chegarem desde 2021, posteriormente lançando pedidos de asilo. O acordo encerrará qualquer possibilidade de o Oceano Índico ser usado como uma rota perigosa de migração ilegal para o Reino Unido, com Maurício assumindo a responsabilidade por quaisquer chegadas futuras.
O acordo político desta semana está sujeito a um tratado e instrumentos legais de apoio sendo finalizados. Ambos os lados se comprometeram a concluir isso o mais rápido possível.
Fundo
o acordo desta semana surge após 11 rodadas de negociações com o governo anterior e duas rodadas de negociações com o governo atual, que começaram sob o governo anterior em 2022
veja uma leitura da chamada de hoje entre o Primeiro-Ministro e o Primeiro-Ministro Jugnauth
veja uma declaração sobre o acordo do presidente dos EUA, Joe Biden
https://www-globalsecurity-org.translate.goog/wmd/library/news/uk/2024/uk-241003-ukgov02.htm?_m=3n.002a.4022.cc0ao0ehyo.3qpz&_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp#google_vignette