Agentes do Hamas se escondem entre a população civil; eles são covardes que não valorizam as vidas dos habitantes de Gaza
Artigo no portal de notícias saudita
MEMRI - The Middle East Media Research Institute
STAFF - Despacho Especial nº 11540 - 4 SET, 2024
Em um artigo intitulado "Fighting from Behind Civilians" no portal de notícias saudita Elaph, o escritor curdo Kamil Salman criticou os agentes do Hamas por se esconderem atrás da população civil em Gaza e, assim, colocarem centenas de milhares de pessoas em perigo mortal, uma prática que ele chamou de tola e covarde. Ele acrescentou que os combatentes do Hamas são manipulados por elementos estrangeiros e não reconhecem o valor da vida humana. [1]
Seguem trechos traduzidos do seu artigo: [2]
"O combatente palestino que luta contra seu inimigo israelense é um bravo lutador defendendo seu direito à sua terra. No entanto, sua coragem perde credibilidade quando ele se esconde atrás de civis desarmados. Ao fazer isso, esse lutador apresenta aos civis duas opções, ambas sombrias: eles devem guiar o exército israelense até o esconderijo do lutador palestino — um ato de traição que esta grande nação não poderia concebivelmente cometer — ou então permanecer em silêncio, apesar de saber a localização do lutador, e pagar o preço por isso. Isso é uma catástrofe, porque o inimigo israelense tratará os civis como inimigos que estão abrigando e colaborando com os combatentes armados que está lutando e, portanto, destruir as casas dos civis, despejá-los e, às vezes, matá-los.
"Este cenário tem se repetido em Gaza, e agora [também] está ocorrendo na Cisjordânia e no sul do Líbano. Quando o combatente palestino aprenderá a lição e se distanciará dos civis, percebendo que são concentrações de civis inocentes que serão prejudicadas? Esta [prática de] se esconder [entre civis] é um sinal de sabedoria militar ou de crescente estupidez? É coragem ou covardia?
"Ó bravo lutador, se você está lutando por sua pátria, saiba que a pátria não é apenas a areia no chão, mas também as vidas e a honra dessas pessoas desarmadas e inocentes. Ferir sua honra e colocar suas vidas em risco é equivalente a poluir a pátria. [Então escolha] uma das duas opções: ou aperfeiçoe sua coragem confrontando seu inimigo cara a cara, e assim evite que o perigo alcance sua família, seus entes queridos, seus vizinhos e aqueles que lhe são queridos, ou então abaixe sua arma. Há muitas maneiras de confrontar alguém mais forte do que você, e pessoas sábias as conhecem - mas insistir em expor civis ao perigo é [apenas] imprudência e ignorância.
"100.000 moradores de Gaza mortos e feridos não são o suficiente para você? Você está esperando que seu inimigo o deixe em paz se você se esconder atrás de civis? Seu inimigo tem sido claro e explícito. Ele tem dito repetidamente que, se você se esconder atrás de civis, os civis não estarão a salvo de danos – e ele tem agido repetidamente sobre isso. Você entendeu seu inimigo, ou precisa de mais experiência e mais vítimas inocentes para perceber como é seu inimigo?
"Oh, lutador da jihad, o método de se esconder atrás de civis é eficaz somente quando os civis em questão são familiares, entes queridos ou associados do exército inimigo, não seus próprios familiares. Não se iluda achando que você fez a coisa certa quando se escondeu atrás de centenas de milhares de pessoas e [assim] salvou sua própria vida, mas colocou as vidas delas em perigo. Esse é um jogo sujo no qual um lutador honrado não deve se envolver.
"Eles [ou seja, o Hamas] dizem que estão fazendo isso para denegrir o nome do inimigo israelense e [demonstrar] sua barbárie para o mundo. Ok, agora que você denegriu o nome do seu inimigo israelense, o que essa filosofia fez por você? O que ela fez pelo povo palestino? Você implora às organizações humanitárias [de ajuda] para ajudar crianças, mulheres grávidas, idosos e doentes. No entanto, os países do mundo testemunham suas tragédias e nem mesmo condenam verbalmente seu inimigo. Pelo contrário, a maioria deles apoia Israel com dinheiro, armas e propaganda. Então, talvez você esteja denegrindo o nome do inimigo apenas aos seus próprios olhos?
"Você se lembra muito bem de todos os civis israelenses que foram mortos e capturados em 7 de outubro [de 2023], que são o suficiente para manchar seu nome por décadas. Isso foi [um ato real de] manchar [o nome de alguém]! É assim que os sábios e os fortes jogam [o jogo]. E se você não é forte nem sábio, deixe isso para aqueles que ganharam 70 anos de experiência. Os líderes da OLP lutaram contra o inimigo antes de você com patriotismo e lealdade por muitas décadas, até que se voltaram para a diplomacia sábia como uma forma de recuperar seus direitos. Eles sabem mais do que você sobre a causa palestina e suas tristezas, e nunca traíram sua causa ou aceitaram o patrocínio de outros, como você está fazendo hoje.
"Os líderes árabes que travaram três guerras em larga escala com Israel nunca traíram a causa palestina. Pelo contrário, eles a possuíam e estavam zelosamente comprometidos com ela, mas perceberam o poder, a força e a astúcia de seu inimigo e trabalharam para salvaguardar a honra de seus povos mudando para a diplomacia [como uma forma de avançar] esta causa. Mas vocês [combatentes da jihad] são apenas adolescentes que são manipulados por mãos estrangeiras e não entendem o significado de [preservar] a dignidade de pessoas inocentes e desarmadas. Vocês perceberão isso quando for tarde demais."