Alemanha: partido AfD obtém vitória esmagadora nas eleições para menores de 18 anos, Verdes fracassam no leste
A juventude está a virar-se para a direita no leste da Alemanha por uma margem enorme
REMIX
STAFF - 27 AGO, 2024
Mais de 9.000 jovens foram às urnas nas eleições para menores de 18 anos antes das eleições estaduais na Saxônia e na Turíngia, e a Alternativa para a Alemanha (AfD) esmagou a concorrência em ambas as votações, deixando o establishment político alemão cambaleando e emitindo alertas.
O voto dos jovens acontece poucos dias antes da votação real nas eleições regionais na Saxônia e na Turíngia, onde a AfD está programada para vencer as eleições com mais de 30% dos votos.
Na Turíngia, o AfD obteve 37,4%, um aumento de quase 21 pontos em comparação com a eleição juvenil de 2019. A CDU ganhou cerca de 7 pontos, saltando para 17,8%. O SPD obteve 10,6%, uma queda de mais de 3 pontos, e o Partido de Esquerda 8,8%, uma queda de 2,4 pontos.
O BSW alcançaria 6,9 por cento de um começo parado. Os Verdes, no entanto, caíram, perdendo incríveis 18 pontos e ficando agora em apenas 3,7 por cento.
Em outras palavras, a pressão dos Verdes para permitir que menores de 18 anos votem nas eleições pode estar deixando muitos no partido reconsiderando sua decisão.
O voto não é vinculativo e é visto como um projeto político usado para “educação política”, mas serve como um barômetro de onde estão as intenções de voto dos jovens e em quem eles podem votar no futuro.
Resultados da Saxônia
A votação foi realizada em 150 seções eleitorais somente na Saxônia, de acordo com o Conselho de Crianças e Jovens da Saxônia (KJRS), e viu a AfD lá marcar 34,5 por cento dos votos. A CDU ficou em segundo lugar com 16,2 por cento dos votos e a Esquerda em terceiro com 11,8 por cento.
Os Verdes estão em péssimos 5,7%, enquanto o SPD está em 8,5%.
Surpreendentemente, apenas 4,8% dos jovens votaram no BSW. O partido está com boas pesquisas no leste, mas é apoiado por eleitores mais velhos do Partido de Esquerda, muitos dos quais anseiam por um retorno ao comunismo.
Resultados “preocupantes”
O presidente da Associação Saxônica de Crianças e Jovens, Vincent Drews, ficou chocado com os resultados.
“O desempenho da AfD é obviamente preocupante, pois mostra que suas ideias também estão sendo aceitas pelos jovens”, disse ele.
Ele disse que os supostos “atores democráticos”, muitos dos quais querem proibir totalmente a AfD, têm “um mandato claro para continuar a promover os valores democráticos e defendê-los”.
Apesar do esperado forte desempenho da AfD nas próximas eleições, espera-se que a União Democrata Cristã (CDU) busque outros parceiros para governar em ambos os estados, a saber, o BSW de extrema esquerda. Ambos os partidos prometeram não cooperar com a AfD e podem marcar votos suficientes para garantir esse resultado, a menos que a AfD consiga uma margem de vitória maior do que a esperada.