Após visita histórica da China a Moscou, os ministérios das Relações Exteriores intensificam as negociações bilaterais sobre o Ártico
Pequim e Moscou expressam interesse no fortalecimento da cooperação no Ártico "sob as novas condições geopolíticas" e no "espírito de uma parceria estratégica abrangente".
Atle Staalesen - 2 OUT, 2024
O principal diplomata chinês Ma Xinmin foi o anfitrião da reunião bilateral sobre o Ártico na semana passada. O lado russo foi liderado por Nikolai Korchunov, o diplomata que até recentemente era o embaixador geral para assuntos do Ártico.
"Para ambos os lados, o Ártico é uma alta prioridade no desenvolvimento dos interesses nacionais", diz uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da Rússia .
Na pauta em Pequim também estava a cooperação no campo da energia do Ártico, investimentos, pesquisa, transporte e, especialmente, a Rota do Mar do Norte. Além disso, os dois lados discutiram a cooperação no Conselho do Ártico.
"A cooperação bilateral nessas e em outras questões da agenda do Ártico continuará a se fortalecer", informa o MNE russo.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fca6417d7-1c88-422b-b0cc-8166a23ac4ab_960x548.jpeg)
Não foi a primeira reunião desse tipo. Mas as chamadas consultas bilaterais dos ministérios das Relações Exteriores sobre o Ártico podem ter ganhado importância após as recentes conversas entre o primeiro-ministro chinês Li Qiang e o russo Mikhail Mishustin.
Os dois primeiros-ministros se encontraram em Moscou em agosto para uma 29ª reunião intergovernamental sino-russa. Durante as negociações, um total de 16 planos bilaterais e MOUs foram assinados. O Ártico também estava na pauta, mostra um comunicado conjunto .
O documento inclui uma ambição de fortalecer a cooperação em transporte no Ártico e construção de embarcações polares especializadas. Ele também destaca a Rota do Mar do Norte como rota alternativa para embarques internacionais.
As relações entre a China e a Rússia estão experimentando um impulso sem precedentes em uma ampla gama de setores da economia, política e sociedade.
Da mesma forma, os dois países fortalecem a cooperação militar, e exercícios conjuntos e reuniões entre militares são cada vez mais comuns. No mês passado, as marinhas dos dois países treinaram juntas no Mar de Okhotsk como parte do exercício russo Ocean-2024 .
Também no Ártico, a presença chinesa é cada vez mais evidente. No início de setembro, o quebra-gelo chinês Xue Long 2 fez uma visita histórica a Murmansk . Durante a temporada de verão deste ano, vários navios chineses, incluindo porta-contêineres , navegaram na Rota do Mar do Norte. Isso inclui também os navios irmãos do NewNew Polar Bear , o notório navio operado pela empresa sino-russa Torgmoll.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fddb9102b-7931-4701-8a16-0c96b881aa9d_960x548.jpeg)
Os chineses também visitaram Barentsburg , o assentamento russo no arquipélago norueguês de Svalbard, e expressaram interesse nos planos para um novo centro internacional de pesquisa do BRICS na área.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F72146581-e30b-4788-a00f-394bb061e281_960x548.jpeg)
A China é de longe a mais forte e poderosa das duas partes, e não é de se surpreender que o primeiro-ministro russo Mishustin e seus colegas representantes do governo parecessem confusos, desconfortáveis e inquietos enquanto o primeiro-ministro Li Qiang delineava a posição da China sobre as relações.
Segundo o líder do governo, a China vê as relações com a Rússia como benéficas para seu desenvolvimento.
"Hoje, na difícil e rápida mudança da situação internacional, o lado chinês está pronto para avançar firmemente junto com os parceiros russos, com orientação na estratégia de nossos líderes e no espírito de respeito mútuo, confiança mútua baseada em muitos séculos de amizade, benefícios mútuos e elevar nossa cooperação diversificada a um nível mais alto para o benefício de nossos povos, para o benefício da igualdade e da justiça no mundo inteiro", disse Li Qiang em seu discurso aos anfitriões russos.