As crianças de Severomorsk são informadas de que os países nórdicos vizinhos apoiam o nazismo
The Barents Observer - Atle Staalesen - 15 abril, 2025

Em um caso hediondo de falsificação e propaganda da história, uma exposição para crianças em idade escolar compara a Ucrânia à Alemanha nazista e descreve a UE e os países nórdicos como apoiadores do nazismo.
A Rússia está se preparando para comemorar o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial e o número de eventos patrióticos e nacionalistas aumenta em todo o país.
Na Península de Kola, um dos casos mais flagrantes pode ser a exposição que agora está em exibição nas escolas locais de Severomorsk, cidade da Marinha do norte da Rússia.
A exposição, intitulada "Eu sou contra o nazismo", já foi exibida em diversas outras regiões da Rússia. Sua exibição em Severomorsk é organizada por uma congregação da igreja local em cooperação com o Ministério do Interior regional em Murmansk.
A Igreja Ortodoxa em Murmansk divulgou ativamente a exposição, inclusive em suas páginas de mídia social .
A exposição faz parte de um chamado " projeto educacional " iniciado na região de Voronezh. O objetivo é conectar a 2ª Guerra Mundial com a operação militar especial, afirmam os organizadores .
Entre os 24 cartazes que agora estão em exibição em uma escola local em Severomorsk, há um que descreve os estados vizinhos da Noruega, Finlândia e Suécia como "apoiadores do nazismo".
"Eles apoiam o nazismo", diz o cartaz , que lista um total de 30 países que "fornecem apoio militar e financeiro ao regime nazista na Ucrânia". Todos os países nórdicos estão na lista.
Em outro pôster há fotos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky junto com Heinrich Himmler, um dos principais cúmplices de Hitler e principal arquiteto do Holocausto.
Um terceiro cartaz mostra Josef Goebbels junto a um cemitério atual em Donbass. "Aqui estão enterradas pessoas mortas pelos nazistas em Donbass desde 2014", diz o cartaz.
A exposição também inclui materiais em vídeo, incluindo um filme que combina imagens das atrocidades de Hitler com falsificações escandalosas sobre a guerra de agressão da Rússia na Ucrânia. Entre elas, está uma narrativa sobre o teatro em Mariupol, que supostamente foi explodido pelos próprios ucranianos. A obra também afirma descaradamente que as Forças Armadas Ucranianas executaram todos que tentaram evacuar a cidade.
Centenas de pessoas, muitas delas crianças, buscaram refúgio no teatro de Mariupol quando as forças russas bombardearam o prédio da forma mais selvagem possível. Segundo algumas estimativas, até 600 pessoas foram mortas.
O vídeo pede apoio das crianças à guerra de agressão.
Hoje, há uma guerra em andamento em nossa vizinhança imediata e muitos subestimam o perigo. O que você acha? Quanto tempo o inimigo precisará para se mover até os portões de nossas casas, a menos que nossos pais e irmãos mais velhos se interponham em seu caminho? O que você acha? Eles terão poder, determinação e espírito suficientes para vencer, a menos que os apoiemos como uma nação unida?
A cidade de Severomorsk abriga o quartel-general da poderosa Frota do Norte da Rússia. Costumava ser um município amigo de Kirkenes, a cidade fronteiriça norueguesa. Desde 1994, os dois municípios mantinham um acordo de cooperação que incluía projetos culturais, eventos esportivos e visitas escolares.
Durante um período de três décadas, representantes das duas cidades se visitaram e brindaram pela amizade e pela chamada cooperação interpessoal.
O acordo foi rescindido pelos noruegueses em abril de 2023 .
“Não precisamos, nem queremos, tal acordo com uma cidade militar fechada”, disse o político local Harald Sunde ao Barents Observer. “Severomorsk é a base e o quartel-general da Frota do Norte e é responsável pelas capacidades navais, aéreas e militares que participam da guerra ilegal contra a Ucrânia.”