AS MEDIDAS DE TRUMP NAS PRIMEIRAS SEMANAS
O DEEP STATE ESTREMECE E TENTA USAR OS "JUÍZES" E "PROMOTORES"DE SOROS PARA BARRAR TRUMP!
À medida que o segundo governo Trump se aproxima do fim de suas três primeiras semanas à frente do governo federal, a comissão consultiva de Elon Musk, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), mobilizou equipes em diversas agências para usar a tecnologia para cortar custos e agilizar processos. Avançando a uma velocidade vertiginosa enquanto o presidente Donald Trump reorganiza o poder executivo, os engenheiros e conselheiros de Musk acessaram sistemas de tecnologia da informação (TI) em vários departamentos federais.
Relatórios de fontes anônimas, ainda não verificados de forma independente pelo Epoch Times, alegam que o DOGE está investigando diversas outras agências, e grupos estão entrando com ações judiciais para impedir que os assessores de Musk acessem os sistemas de computador desses departamentos.
As ações do DOGE, que Musk diz que visam reduzir os gastos e o desperdício do governo, provocaram uma reação de alguns legisladores democratas que as descreveram como uma violação da supervisão do Congresso por um "funcionário especial do governo" não eleito. O deputado Dan Goldman (DN.Y.) citou preocupações com a segurança cibernética caso o DOGE esteja se conectando a bancos de dados federais com “seus próprios servidores comerciais não verificados”.
Esta semana, durante um Comitê de Supervisão da Câmara sobre “Redução de Desperdício no Governo”, o deputado James Comer (RK.Y.) defendeu o papel sem precedentes de Musk no poder executivo, dizendo que “a verdadeira inovação não é limpa e organizada”.
O presidente Donald Trump defendeu o acesso do DOGE aos sistemas de dados federais na sexta-feira, acrescentando que o Pentágono e o Departamento de Educação são os próximos. “Vamos ver quantias enormes de dinheiro… sendo gastas em coisas que não têm relação com nada e não têm valor”, disse Trump. “Estou muito orgulhoso do trabalho que esse grupo de jovens … [está] fazendo. Eles estão fazendo isso por insistência minha. Seria muito mais fácil não fazer isso, mas temos que desmontar algumas dessas coisas para encontrar a corrupção.”
Até agora, a equipe do DOGE acessou sistemas de TI de agências, incluindo o Departamento do Tesouro, os Centros de Serviços Medicare e Medicaid (CMS), o Departamento de Energia e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), enquanto uma coalizão de sindicatos entrou com uma ação para bloquear o acesso no Departamento de Trabalho dos EUA.
Além disso, estudantes na Califórnia estão processando o Departamento de Educação, alegando que funcionários do DOGE estão acessando dados confidenciais de alunos. O Epoch Times não conseguiu confirmar de forma independente outras agências — incluindo o Escritório de Gestão de Pessoal dos EUA e a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional — onde o DOGE pode ter recebido acesso a sistemas ou bancos de dados internos.
Departamento do Tesouro
O Departamento do Tesouro confirmou numa carta de 4 de fevereiro ao Congresso que a equipe do DOGE recebeu acesso "somente leitura" ao sistema de pagamentos federais de quase US$ 6 trilhões da agência. De acordo com a carta, o CEO do Cloud Software Group, Tom Krause, trabalhará com a agência como um “funcionário especial do governo” para revisar o Bureau of the Fiscal Service quanto à eficiência operacional e evitar abusos, fraudes e desperdícios. O trabalho será feito em conjunto com funcionários de carreira do Tesouro.
Em 5 de fevereiro, o Departamento de Justiça escreveu em um processo judicial que, por enquanto, restringiria o acesso do DOGE aos sistemas de pagamento do Departamento do Tesouro.
Centros de Serviços Medicare e Medicaid O DOGE também recebeu acesso aos sistemas e tecnologia do CMS, informou a agência em 5 de fevereiro. O CMS estará em colaboração direta com o DOGE, enquanto dois funcionários seniores da agência dirigirão o esforço. O CMS, que está dentro do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, supervisiona os programas Medicare e Medicaid. O Medicare é um plano de seguro saúde para americanos idosos e deficientes, enquanto o Medicaid cobre inscritos de baixa renda. Embora o DOGE tenha dito que quer cortar US$ 2 trilhões em gastos do governo, a meta provavelmente seria difícil de atingir sem reduzir os gastos em programas de saúde e assistência social. Os subsídios para seguros de saúde do Medicare, Medicaid, Children's Health Insurance Program e do mercado Affordable Care Act representaram 24% do orçamento federal de 2024, de acordo com o Center on Budget and Policy Priorities.
No entanto, Trump disse aos repórteres na semana passada que não haveria impactos no Medicare, Medicaid ou Previdência Social, a menos que seu governo encontre desperdício ou abuso. “As pessoas não serão afetadas”, disse Trump, referindo-se aos beneficiários desses benefícios.
Administração Oceânica e Atmosférica Nacional O DOGE também recebeu acesso aos sistemas de TI da NOAA por meio do Departamento de Comércio, de acordo com vários legisladores democratas. “Elon Musk e seus hackers DOGE estão saqueando o governo federal... e destruindo programas dos quais as pessoas dependem”, escreveram os deputados Jared Huffman (D-Califórnia) e Zoe Lofgren (D-Califórnia), dois dos legisladores que confirmaram o desenvolvimento, em uma declaração conjunta. A NOAA é a “principal agência federal encarregada de compreender e prever mudanças no clima, no tempo, nos oceanos e nas costas”, de acordo com o Serviço de Pesquisa do Congresso. Huffman e Lofgren observaram que os americanos contam com os serviços da NOAA “dia após dia” para receber alertas sobre “tempos severos iminentes, como furacões, incêndios florestais e tornados”.
A NOAA abriga o Serviço Nacional de Meteorologia e o Centro Nacional de Furacões, duas ferramentas essenciais para previsão do tempo e alerta aos moradores de áreas vulneráveis sobre a aproximação de tempestades.
Departamento de Energia
O secretário de Energia, Chris Wright, confirmou à CNBC em 7 de fevereiro que funcionários do DOGE estavam investigando ativamente o Departamento de Energia dos EUA, mas negou as alegações de que o pessoal de Musk tinha acesso a segredos nucleares dos EUA. “Eu ouvi esses rumores. Eles são como ver nossos segredos nucleares. Nada disso é verdade”, Wright disse a Brian Sullivan, da CNBC. O Departamento de Energia gerencia a infraestrutura nuclear da nação e implementa a política energética dos EUA. A agência também financia pesquisas científicas em energia, enquanto uma de suas responsabilidades centrais é manter e modernizar o estoque nuclear dos EUA.
Outros desenvolvimentos
Uma coalizão de sindicatos processou o Departamento do Trabalho dos EUA, seu secretário interino, Vince Micone, e Musk em 5 de fevereiro, alegando que o DOGE planeja acessar ilegalmente os dados de computador da agência. A coalizão também alega que o DOGE pretende “demitir qualquer funcionário que proteja a integridade desses sistemas” e que Musk teria acesso a informações sobre investigações do Departamento do Trabalho sobre seus negócios. Em 5 de fevereiro, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Musk ficaria de fora de assuntos em que houvesse conflitos de interesse.
A Associação de Estudantes da Universidade da Califórnia processou o Departamento de Educação dos EUA em 7 de fevereiro, alegando que funcionários do DOGE estão acessando ilegalmente dados confidenciais de alunos. A ação, movida no tribunal federal de Washington, acusa o DOGE de violar as leis federais de privacidade ao acessar sistemas de computador do Departamento de Educação que contêm informações sobre auxílio financeiro estudantil. O DOGE não respondeu a um pedido de comentário até o momento da publicação.
Andrew Moran, Stacy Robinson, Zachary Stieber e Reuters contribuíram para esta reportagem.
https://lists.theepochtimes.com/archive/mrR339Rs0R/RontmvJPy/n82TgnDmH