Assista: Tom Homan dá uma aula de história de uma frase para um repórter que reclamou da "lei antiga"
O czar da fronteira, Tom Homan, desmantelou reclamações de esquerdistas sobre o presidente Donald Trump deportar imigrantes ilegais sob os auspícios de uma lei do século XVIII.

Ben Zeisloft - 18 mar, 2025
O czar da fronteira, Tom Homan, desmantelou reclamações de esquerdistas sobre o presidente Donald Trump deportar imigrantes ilegais sob os auspícios de uma lei do século XVIII.
O ex-diretor interino do ICE foi questionado na segunda-feira por um repórter sobre o que ele diria àqueles que "alegam que estão usando uma lei de 200 anos para contornar o devido processo legal".
Homan imediatamente desmontou esse argumento.
“Uma lei antiga?” ele perguntou, com a incredulidade estampada em seu rosto.
“Não é tão antigo quanto a Constituição”, ele observou. “Ainda prestamos atenção a isso, não é?”
Para tornar sua resposta ainda melhor, ele simplesmente foi embora assim que terminou o comentário, deixando o repórter gritando desesperadamente outra pergunta para ele.
A única maneira de ter sido melhor seria se ele estivesse mastigando uma maçã enquanto desmascarava o argumento, como fez há poucos dias, ignorando indiferentemente alguns manifestantes irados em Nova York.
O repórter, apesar da tolice de sua pergunta, não está incorreto.
Trump estava de fato usando a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para deportar membros de gangues de imigrantes ilegais.
Para ser mais específico, ele enviou algumas centenas de membros do Tren de Aragua , cujos compatriotas abusam sexualmente e assassinam mulheres americanas como Laken Riley e Jocelyn Nungaray , para uma prisão de alta segurança em El Salvador.
A Lei de Inimigos Estrangeiros, aprovada durante o mandato do presidente John Adams, permite que o comandante-chefe remova estrangeiros considerados uma ameaça aos Estados Unidos.
Só porque a lei é antiga não significa que ela se tornou inválida de repente.
As leis não vêm automaticamente com uma função secreta de autodestruição, de modo que deixem de ser válidas somente após um período de tempo arbitrário.
Por esse padrão, muitas legislações que os democratas e seus aliados apreciam, como os programas de bem-estar da Grande Sociedade ou as leis de sindicalização aprovadas durante a era progressista, podem ser ignoradas apenas porque foram aprovadas décadas ou séculos atrás.
Como Homan corretamente observou, a Constituição foi ratificada apenas alguns anos antes do Alien Enemies Act, mas todos — pelo menos nominalmente — reconhecem a Constituição como uma autoridade válida em nossa vida nacional.
Simplesmente não há argumentos fortes contra a deportação de membros cruéis de gangues de imigrantes ilegais.
Os esquerdistas estão raspando o fundo do barril quando começam a dizer que as leis não são mais válidas simplesmente porque foram aprovadas há algum tempo.
Homan corretamente apontou isso, e ele estava certo em não esperar por uma resposta, porque não existe uma boa resposta.