ASSISTA: Ucrânia contrabandeia 'drones ocultos' para realizar ataque explosivo contra aeronaves russas
Joe Kovacs - 1 JUNHO, 2025

Ataque ocorre na véspera das negociações de paz em Istambul
A Ucrânia contrabandeou secretamente um grande número de drones para a Rússia para realizar um ataque em larga escala contra aeronaves militares de Moscou no domingo, de acordo com vários relatos.
O Kyiv Independent relata : "Uma operação do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) usando drones FPV contrabandeados para o interior da Rússia e escondidos dentro de caminhões atingiu 41 bombardeiros pesados russos em quatro campos de aviação no país", disse uma fonte da agência ao veículo de notícias.
Com um ano e meio de planejamento, a operação, cujo codinome é "Web", é considerada um grande golpe para as aeronaves que a Rússia usa para lançar ataques com mísseis de longo alcance nas cidades da Ucrânia.
"O SBU primeiro transportou drones FPV para a Rússia e, mais tarde, para o território da Federação Russa. Os drones foram escondidos sob os telhados de casas móveis de madeira, já colocadas em caminhões", disse a fonte.
"No momento certo, os telhados das casas foram abertos remotamente, e os drones voaram para atingir os bombardeiros russos."
"Drone da SBU está praticando em aeronaves que bombardeiam cidades ucranianas todas as noites. Atualmente, sabe-se que mais de 40 aeronaves foram atingidas, incluindo o A-50, o Tu-95 e o Tu-22 M3", acrescentou a fonte.
Enquanto isso, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse no domingo que seu país está enviando uma delegação a Istambul para uma nova rodada de negociações de paz com a Rússia na segunda-feira, mesmo com ambos os lados continuando seus ataques militares.
"Descrevi as posições (da Ucrânia) antes da reunião em Istambul na segunda-feira", escreveu Zelensky no Telegram.
Sua delegação seria novamente chefiada pelo Ministro da Defesa, Rustem Umerov.