Ataques do Hezbollah ferem soldados israelenses e danificam escola
Uma escola estava entre os alvos atingidos durante as dezenas de ataques com mísseis e UAV lançados contra Israel por terroristas do Hezbollah apoiados pelo Irão no Líbano, de 20 a 21 de Julho.
FOUNDATION FOR DEFENSE OF DEMOCRACIES
STAFF - 21 JUL, 2024
Últimos desenvolvimentos
Uma escola estava entre os alvos atingidos durante as dezenas de ataques com mísseis e UAV lançados contra Israel por terroristas do Hezbollah apoiados pelo Irão no Líbano, de 20 a 21 de Julho. A escola, no Kibutz Dafna, no norte de Israel, foi danificada, mas estava vazia no momento do ataque, em 21 de julho. A barragem de foguetes também provocou incêndios no norte de Israel, incluindo um grande incêndio na reserva natural de Banias, nas Colinas de Golã. Um ataque separado de drones do Hezbollah no dia anterior feriu dois soldados israelenses nas Colinas de Golã. “Vários drones suspeitos entraram no espaço aéreo israelense no ataque e mísseis interceptadores foram lançados contra eles. Os drones, no entanto, não foram interceptados e atingiram o norte de Israel, ferindo os dois soldados”, informou o The Times of Israel. Os ataques dispararam sirenes em toda a fronteira do norte de Israel com o Líbano.
Análise especializada
“O Hezbollah está a aumentar os seus ataques a Israel à medida que o Irã procura posicionar os seus representantes no Iraque, no Iémen e noutros locais para aumentar as ameaças contra Israel. O Irão está a tentar atiçar as chamas de um conflito regional mais amplo devido à crescente derrota de Israel sobre o Hamas em Gaza. As ameaças multifrontais dos Houthi e do Hezbollah a Israel ilustram como o Irão está a tentar cercar Israel com estes representantes terroristas de Teerão.” — Seth J. Frantzman, bolsista adjunto do FDD
“Apesar de sofrer perdas tanto em infra-estruturas como em pessoal, o Hezbollah persistiu na sua campanha de ataque ao norte de Israel em apoio ao Hamas e aos seus aliados em Gaza. No entanto, a abordagem do Hezbollah pode ser reavaliada à medida que o Hamas enfrenta reveses crescentes devido à pressão militar israelita.” - Joe Truzman, analista de pesquisa sênior do Long War Journal do FDD
Hezbollah aumenta ataques após ataque de drones Houthi
O grupo terrorista Hezbollah, apoiado pelo Irã, aumentou seus ataques a Israel no fim de semana, após o ataque mortal de drones contra Tel Aviv, lançado pelos rebeldes Houthi no Iêmen, em 19 de julho. Hudaydah, que é controlada pelos Houthis – um dos vários representantes iranianos na região. As FDI também atacaram posições do Hezbollah no Líbano, confirmando um ataque noturno “na área entre as cidades de Adlon e al-Kharaib, ao norte de Tiro, a cerca de 30 quilômetros da fronteira Israel-Libanesa, direcionado a um depósito de armas do Hezbollah”, disse Israel. Ynet informou em 21 de julho. Membros do Hamas no Líbano também se juntaram ao Hezbollah nos ataques. As FDI eliminaram um comandante sênior do Hamas no Líbano em 18 de julho.