Autoridades da Ucrânia se reúnem com autoridades do Reino Unido para planejar estratégia contra delegação dos EUA para negociações de terça-feira na Arábia Saudita
Se o padrão se mantiver, é provável que haja um ataque de drone ou míssil ucraniano apoiado pelo Reino Unido/França contra a Rússia na terça-feira de manhã GMT.
Sundance - 10 MAR, 2025
O presidente ucraniano e porta-voz da UE, Volodymyr Zelenskyy, anuncia em sua conta X que autoridades do Reino Unido viajaram para Kiev para uma sessão de estratégia proativa antes das negociações de terça-feira na Arábia Saudita.
O Reino Unido (Starmer), a França (Macron) e a Comissão Europeia (von der Leyden) estão focados em maneiras de continuar as operações de guerra na Ucrânia. Qualquer cessação de hostilidades vai contra seus interesses financeiros e geopolíticos coletivos.
A coalizão europeia da OTAN continua a exigir sangue para lubrificar a máquina de guerra e se opor a quaisquer esforços de paz do presidente dos EUA, Donald Trump, agora é primordial. Infelizmente para Starmer e Macron, Ursula von der Leyden não pode garantir ou assegurar o financiamento de longo prazo de que eles precisam para substituir os fundos dos EUA parados pelo presidente Trump.
Se o padrão se mantiver, é provável que haja um ataque de drone ou míssil ucraniano apoiado pelo Reino Unido/França contra a Rússia na terça-feira de manhã GMT. A delegação dos EUA do Secretário Marco Rubio, do Conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz e do emissário do Presidente Trump Steve Witkoff estarão todos presentes.
Volodymyr Zelenskyy fez as seguintes observações :
“Hoje, uma reunião altamente produtiva ocorreu em Kiev entre as equipes diplomáticas da Ucrânia e do Reino Unido.
Discutimos nossos passos conjuntos que poderiam nos aproximar da paz e acelerar os esforços diplomáticos. Sou grato pelo apoio. A Ucrânia está determinada a fazer tudo para acabar com esta guerra com uma paz justa e duradoura o mais rápido possível.
Na próxima semana, começarei com uma visita à Arábia Saudita. Após minha reunião na segunda-feira com o príncipe herdeiro, representantes diplomáticos e militares ucranianos permanecerão para uma reunião na terça-feira com a equipe americana. A equipe ucraniana incluirá Andriy Yermak, Andriy Sybiha, Rustem Umerov e Pavlo Palisa.
Da nossa parte, estamos totalmente comprometidos com o diálogo construtivo e esperamos discutir e concordar com as decisões e medidas necessárias.
A Ucrânia tem buscado a paz desde o primeiro segundo desta guerra. Propostas realistas estão na mesa. A chave é agir rápida e efetivamente.” ~ Zelensky, Representante da UE para a Guerra
Há alguma indicação de que o presidente Trump foi além do ponto de conversa de distração do "acordo de minerais" e continua totalmente focado em fazer com que a Ucrânia e a UE se comprometam com a paz. No entanto, a Ucrânia precisa pressionar o acordo de minerais como parte de sua proposta de "garantia de segurança" que visa colocar tropas dos EUA em sua luta.
As pessoas que realmente querem a paz não têm medo de concessões para garanti-la. As pessoas que querem a guerra rejeitam concessões e querem as garantias de segurança, então elas têm uma ferramenta para desconstruir a paz.
WASHINGTON, 9 de março (Reuters) – Autoridades dos EUA estão planejando usar a reunião de terça-feira com uma delegação ucraniana na Arábia Saudita em parte para determinar se a Ucrânia está disposta a fazer concessões materiais à Rússia para encerrar a guerra, de acordo com duas autoridades dos EUA.
A delegação dos EUA também estará atenta a sinais de que os ucranianos estão falando sério sobre melhorar os laços com o governo Trump depois que uma reunião entre o presidente Donald Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy se transformou em uma discussão no mês passado, disse uma das autoridades, que pediu anonimato para ter uma prévia das negociações a portas fechadas.
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, voará para Jeddah no domingo para as conversas bilaterais com autoridades ucranianas, que serão lideradas por Andriy Yermak, um alto assessor de Zelenskiy. Rubio deve ser acompanhado pelo Conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz e pelo enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
“Você não pode dizer 'Eu quero paz' e 'Eu me recuso a fazer concessões em qualquer coisa'”, disse uma das autoridades americanas sobre as próximas negociações.
“Queremos ver se os ucranianos estão interessados não apenas na paz, mas em uma paz realista”, disse o outro oficial. “Se eles estão interessados apenas nas fronteiras de 2014 ou 2022, isso diz alguma coisa.” ( leia mais )
Notavelmente, o Secretário de Estado Marco Rubio continua a brilhar em seu papel como diplomata-chefe do Presidente Trump.