‘Axios!’ - Assista ao lindo momento em que um homem se torna um Bispo Católico Oriental
Bispo Robert Mark Pipta, ex-reitor de seminário e sacerdote da Eparquia de Phoenix, é o bispo ruteno de Parma, Ohio.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F85536f10-9f6e-4c75-811d-dc15fbb501a1_760x507.jpeg)
Robert Klesko - 4 FEV, 2024
Os três deveres (munera) de um bispo são ensinar, santificar e governar. Para ensinar, um bispo precisa de “humildade intelectual”, por isso ensina reconhecendo a sua própria fraqueza. Para santificar, um bispo precisa lembrar o seu povo do reino invisível e sempre se esforçar para levar as pessoas a um encontro com o sagrado. Para governar, um bispo precisa estar em sintonia com o Espírito Santo, que dá força e sabedoria para governar o povo santo de Deus.
Estas ideias foram expressas pelo Bispo John Michael Botean ao recém-ordenado Bispo Robert Mark Pipta durante a homilia na Divina Liturgia para a Ordenação e Entronização de um novo bispo para a Eparquia de Parma para os Rutenos em 8 de novembro em Euclides, Ohio. Foi uma ocasião de grande alegria para a Igreja universal, mas sobretudo para as Igrejas Orientais Católicas nos Estados Unidos.
Na Festa da Sinaxe de São Miguel e dos Santos Anjos, o Bispo Robert foi ordenado. Foi um dia adequado para invocar a intercessão de todas as hostes celestiais.
Conheci um pouco o Bispo Robert durante meus quatro anos de formação diaconal no Seminário Católico Bizantino de Pittsburgh, onde ele foi nosso reitor. Consequentemente, posso fornecer uma pequena visão sobre o mais novo bispo da Igreja Rutena.
O que primeiro me impressionou no (então) Padre Robert foi sua atenção aos detalhes. Ele gosta muito de tudo em seu lugar. Isso fez dele um instrutor ideal para nosso estágio litúrgico e aulas de canto. Aprender as rubricas adequadas para servir a Divina Liturgia e a beleza na expressão litúrgica são muito importantes para o Bispo Robert. Na minha classe de diáconos de 16 homens, cometemos muitos erros durante a nossa prática litúrgica. Apesar dos nossos erros, o Padre Robert foi sempre paciente nas suas correções – uma boa qualidade para um bispo, sem dúvida.
Ele realmente ganhou vida durante nossas aulas de canto. O Bispo Robert tem um profundo conhecimento e amor pela música. Ele estudou música na Universidade da Califórnia em Irvine. Lembro-me de entoar uma das ladainhas durante nossa aula prática. Padre Robert perguntou se eu poderia cantar um pouco mais alto. Apesar de tentar diversas vezes atender seu pedido, não consegui. Com uma expressão assustada no rosto, olhei para ele e ele riu e seguimos em frente.
Sua instrução e liderança durante nossos quatro anos de formação deixaram uma impressão duradoura em todos nós, candidatos a diácono. Tenho certeza de que a mesma atenção aos detalhes, correção gentil e comportamento compreensivo lhe serão úteis quando iniciar seu ministério episcopal.
![People gather at Holy Resurrection Byzantine Church in Euclid, Ohio, on Nov. 8, 2023, for the episcopal ordination of Bishop Robert Mark Pipta. People gather at Holy Resurrection Byzantine Church in Euclid, Ohio, on Nov. 8, 2023, for the episcopal ordination of Bishop Robert Mark Pipta.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F2e051151-6739-409b-9d91-5753fbdefdd8_3000x2000.jpeg)
A ordenação de um novo bispo no rito bizantino é uma experiência notável. A ordenação propriamente dita ocorre após o Trisagion (“Santo Deus, Santo e Poderoso, Santo e Imortal, tem piedade de nós!”) antes da leitura da epístola. O candidato é conduzido três vezes ao redor do altar por seus três consagradores. No caso do Bispo Robert, este foi o Metropolita William Skurla (Arqueparquia de Pittsburgh), o Bispo Kurt Burnette (Passaic) e o Bispo Nil Lushchak (Eparquia de Mukachevo).
O candidato beija cada canto do altar enquanto a “Dança de Isaías” é cantada na última passagem. O texto é: “Alegra-te, Isaías! A Virgem estava grávida e deu à luz um filho, Emmanuel. Ele é Deus e Homem. Seu nome é Nascente do Sol. Ao exaltá-lo, abençoamos a Virgem”. Este é o mesmo texto usado em cada ordenação e durante o Mistério (Sacramento) da Coroação (Casamento) - assim como um homem é o chefe de sua família, também cada um dos ordenados (e os bispos mais perfeitamente) compartilham a imagem de Cristo como Cabeça da Igreja.
O candidato então se ajoelha no centro do altar, apoiando nele a cabeça. O livro dos Evangelhos é erguido sobre sua cabeça e os três consagradores colocam as mãos sobre a cabeça do candidato e fazem as orações de consagração. À medida que o povo concorda com o seu ministério proclamando “Axios!” (em grego para “Ele é digno!), o bispo recém-consagrado é então investido com suas vestimentas episcopais – o sakkos (uma vestimenta tirada dos imperadores bizantinos), o omophorion (pálio), o Panagia (um ícone da Theotokos usado em uma corrente no peito do bispo) e a coroa (mitra). Essas novas vestimentas encapsulam representações visuais e simbólicas de seu ofício de ensinar, santificar e governar.
A Divina Liturgia continua normalmente até o momento da entronização, que se segue à recepção da Sagrada Comunhão. O novo bispo é conduzido ao trono no Lugar Santo (santuário) e sentado. Depois é saudado com o beijo da paz pelos bispos presentes e por todos os sacerdotes e diáconos da sua Eparquia presentes. Este momento é um momento de amor fraterno, pois o novo bispo é oficialmente acolhido pelo seu clero para iniciar com eles o trabalho de ministério como colaboradores na vinha. Ao testemunhar a ordenação episcopal, sentimos que é mais do que a elevação de um homem a um cargo superior (embora seja isso, claro) – é um sentimento de aprofundar mais profundamente a vocação de serviço que todas as categorias do clero partilham.
Acredito que isto é confirmado pelas escolhas do Bispo Robert para o seu brasão episcopal. O que não surpreendeu foi sua escolha de imagens. Ele escolheu um ícone de São Romano, o Melodista, um hinógrafo e compositor bizantino do século VI. Não foi o talento de Romano para cantar ou melodia que lhe permitiu escrever hinos de tremenda profundidade teológica – foi a sua santidade e humildade. Isso lhe rendeu aclamação em Constantinopla. Apesar de sua aclamação, ele permaneceu um humilde diácono na Igreja de Constantinopla e serviu a Igreja como músico e sacristão pelo resto de sua vida. A sua vida de serviço humilde é um modelo para o ministério episcopal do Bispo Robert.
O pergaminho que o santo segura no brasão do bispo diz: “Posso obedecer ao que prego e ser o primeiro a fazer o que ensino” – um lema adequado para um novo bispo. São Romano também está ligado à Festa da Santa Proteção da Mãe de Deus e é frequentemente representado em seu ícone. A eparquia de onde vem o Bispo Robert (a Eparquia de Phoenix) está sob o patrocínio da Sagrada Proteção da Mãe de Deus, assim como toda a Igreja Metropolitana de Pittsburgh.
O Bispo Robert cresceu na Califórnia e foi um membro ativo da Igreja Católica Bizantina da Anunciação em Anaheim. Ele foi ordenado sacerdote em 1994 e serviu em várias paróquias na Eparquia de Phoenix (anteriormente Eparquia de Van Nuys). Ele começou seu serviço no Seminário Católico Bizantino dos Santos. Cirilo e Metódio em 2014 e atuou nas Comissões Intereparquiais de Liturgia e Música e também atuou como diretor vocacional por 19 anos. O seu registo de serviço à Igreja recorda o desejo do Papa Francisco de que os pastores tenham “o cheiro das suas ovelhas”. O extenso serviço pastoral do Bispo Robert, combinado com a sua experiência em administração, fará dele, sem dúvida, um líder-servo eficaz para o povo da Eparquia de Parma.
Numa ocasião de grande alegria para todo o povo de Deus, Dom John Michael (Eparquia de Cantão para os Romenos) disse:
Estou ansioso para trabalhar com meu novo vizinho em Parma e conhecê-lo melhor. Penso realmente que ele será uma presença pastoral forte e positiva, não apenas entre os católicos bizantinos na sua Eparquia, mas o seu novo ministério dará à sua voz atenciosa a plataforma que merece. Muitos anos, Vossa Graça!
O Bispo François Beyrouti (Eparquia Católica Melquita de Newton) disse:
Conheço o Bispo Robert há mais de 10 anos, desde que ele era pastor da Igreja Católica Bizantina dos Santos Anjos em San Diego. Também tive a bênção de colaborar com ele enquanto era reitor dos Santos. Cirilo e Metódio em Pittsburgh, Pensilvânia. Considero o Bispo Robert um indivíduo altamente organizado que leva muito a sério tudo o que faz. Com a sua vasta experiência paroquial e de seminário, o Bispo Robert trará uma vasta gama de conhecimentos e visão pastoral para o seu novo papel como bispo da Eparquia Bizantina de Parma. Estou ansioso por colaborar com ele de qualquer forma que as várias igrejas católicas orientais possam partilhar recursos e experiências para que possamos estar sempre unidos e apoiar-nos uns aos outros para servir as nossas paróquias.
Todos aproveitamos esta ocasião para felicitar o Bispo Robert pela sua ordenação episcopal e rezar pelo seu ministério frutífero!
Mnohaja i blahaja l’ita – Deus lhe conceda muitos anos!
***
Father Deacon Robert Klesko is an EWTN Theology Advisor, married to Aundrea with five boys and one girl, and is a deacon in the Byzantine (Ruthenian) Catholic Church. He writes from Irondale, Alabama.