BACKLASH? Trump alega 'fraude' da USAID e coloca Rubio no comando enquanto Musk mira a agência
Briga interna na WH?
O secretário de Estado Marco Rubio disse que agora é o diretor interino da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, após a pausa repentina do governo Trump nos gastos estrangeiros federais e demissões na agência de 63 anos.
Falando a repórteres em El Salvador na segunda-feira, Rubio acusou a agência de não cooperar com pedidos de informações sobre como ela gastou o dinheiro dos contribuintes.
Mais cedo na segunda-feira, Elon Musk anunciou que seu Departamento de Eficiência Governamental estava em processo de "fechar a USAID".
Os funcionários da USAID acordaram com um e-mail dizendo que a sede em Washington, DC, estaria fechada naquele dia e que eles deveriam trabalhar de casa. Desde a ordem executiva de Trump para pausar a assistência estrangeira, os funcionários da USAID descreveram o caos na agência, com centenas de demissões e licenças.
Quase 400 funcionários contratados da USAID foram demitidos após a ordem de "parar o trabalho" de Trump
Alguns membros democratas do Congresso estão se manifestando contra os esforços do governo Trump para interromper a maior parte do trabalho da USAID.
"Esta é uma entidade que foi criada por estatuto federal, codificada por estatuto federal, e algo que não pode ser alterado, não pode ser removido, exceto por meio de ações do Congresso", disse o senador democrata Andy Kim, de Nova Jersey, enquanto manifestantes se reuniam do lado de fora da sede da USAID na segunda-feira.
No Salão Oval, o presidente Trump foi questionado sobre se a dissolução da USAID requer um ato do Congresso. "Eu não acho", ele disse, "não se for um ato de fraude."
Fundada em 1961, a agência administra bilhões de dólares em assistência humanitária federal ao redor do mundo. Mas seu trabalho foi jogado em reviravolta na última semana, quando o governo Trump interrompeu quase todos os seus programas e tirou seu site do ar .
Embora Rubio tenha dito que é oficialmente o diretor interino da USAID, ele disse que "delegou essa autoridade a alguém, mas mantenho contato com ele", sem nomear a pessoa a quem está delegando.
Ele disse que há coisas que a USAID faz "que devemos continuar a fazer e continuaremos a fazer. Mas tudo o que eles fazem tem que estar alinhado com o interesse nacional e a política externa dos Estados Unidos."
Esta é uma história em desenvolvimento que provavelmente será atualizada.
Fatma Tanis, Hansi Lo Wang e Shannon Bond, da NPR, contribuíram com a reportagem.
https://www.npr.org/2025/02/03/nx-s1-5285409/usaid-trump-state-department-rubio