Bernie salta sobre o tubarão
O palhaço político mais conspícuo da América finalmente sobrestimou a ignorância dos seus seguidores.
OBSERVAÇÃO: Jump the Shark (saltar sobre o tubarão) caracteriza o ponto em que um líder, numa tentativa de reter ou recapturar popularidade, relevância ou influência cada vez menor, recorre a ações ou decisões que são percebidas como desesperadas, estranhas ou desligadas da realidade para evitar ser engolido por ela.
*****************
Mark C. Ross - 17 MAR, 2024
Sempre duvidei da capacidade de Bernie para fazer contas, mas o seu apelo para cortar mais um dia da semana de trabalho sem reduzir o salário do trabalhador vai muito além de um defeito conceptual “normal”. Pisando no seu próprio argumento, ele também culpou a inflação pelo declínio do poder de compra dos trabalhadores. Realmente? O que causa a inflação? Ah, sim... Bernie e seus colegas demagogos em D.C. estão fazendo isso emprestando e imprimindo mais papel-moeda para que possa ser desviado por seus comparsas.
É verdade que os esquerdistas usam antolhos quando lidam com números. Anos atrás, eu estava visitando alguns amigos esquerdistas que por acaso tinham MBAs. Defendiam vigorosamente a semana de trabalho de quatro dias como forma de reduzir o desemprego. Perguntei-lhes se estariam dispostos a aceitar um corte de 20% nos seus salários para permitir que isso acontecesse. Eles se entreolharam e deixaram escapar: “Claro que não!” Daí o triunfo da ideologia sobre a análise quantitativa.
O tempo passa e os disparates de Bernie estão a perder o seu apelo. Os americanos, especialmente, têm muita inveja do seu padrão de vida. Tornar mais caro para as empresas a produção de bens e serviços torna a vida em geral mais cara. Comunistas como Bernie acreditam que as empresas devem ser instrumentos sociais, tendo a elevação da pessoa comum como razão de existência. Lucro, para eles, é um palavrão.
Adivinhe, Bernie: os empregadores não estão no negócio pela sua saúde.
A entrada de Bernie na ribalta nacional marcou o início da profunda guinada do Partido Democrata para a esquerda – isto apesar de ele continuar a ser um Socialista Democrático independente e não realmente um Democrata. E daí? “The Squad” seguiu seu exemplo, ao mesmo tempo que permaneceu sob a tenda democrata.
Há algum tempo, quando Bernie foi considerado por alguns como um candidato à nomeação presidencial democrata, ficou tremendamente ofendido com o que testemunhou num típico estabelecimento retalhista. Havia múltiplas formas do que ele considerava o mesmo produto. Diferentes marcas competem pela preferência do consumidor. Imagine a ineficiência!
Isto me trouxe à mente uma passagem das memórias de Nikita Khrushchev. Quando sucedeu a Estaline como secretário-geral da URSS, ficou tremendamente desapontado ao tomar conhecimento das muitas prateleiras vazias nas lojas por toda a União Soviética.
Entretanto, as estações da Soros Radio Network (anteriormente conhecida como CBS-Audacy Radio) estão a levar o último discurso de Bernie com a maior seriedade. Eles estão enfatizando o maior acesso ao pagamento de horas extras que viria com uma semana de trabalho de 32 horas. O que estão realmente a tentar fazer é manter o mito de que a prosperidade provém de decretos governamentais – e não da melhoria da produtividade que os avanços tecnológicos têm proporcionado há centenas de anos. É verdade que alguns empregos são eliminados, mas também são criados novos empregos. Vivenciámos uma grande mudança no final dos anos oitenta e início dos anos noventa, com a introdução do computador pessoal de secretária. A gerência média sofreu um grande golpe – mas não durou muito.
O mundo de hoje está se perguntando qual o impacto real que a inteligência artificial (IA) terá no local de trabalho... e no resto de nossas vidas também. Enquanto isso, a busca pelo desenvolvimento da IA está colocando muitas pessoas para trabalhar. Então o que? Ah, a vida continua. Da roda à realidade virtual, a curiosidade humana e outras habilidades mentais continuam a efetuar mudanças.
Sendo um comunista de esquina do Brooklyn, Bernie veio direto da Central Casting. Ele tem o sotaque, o dogma risível e a busca contínua por uma utopia absurda que são necessários para desempenhar o papel. Ele é um desejo que nunca se tornará realidade.