Bessent, do Tesouro dos EUA, diz que a Rússia pode obter alívio de sanções se cooperar nas negociações de paz
O governo Trump sinalizou que a Rússia pode obter alívio de sanções se as negociações de guerra na Ucrânia forem bem-sucedidas.
Tyler Durden - 20 FEV, 2025
Atualização (15:00 ET) : O governo Trump sinalizou que a Rússia pode obter alívio de sanções se as negociações de guerra na Ucrânia forem bem-sucedidas.
"A Rússia poderia ganhar algum alívio das sanções dos EUA com base em sua disposição de negociar o fim de sua guerra na Ucrânia", disse o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na quinta-feira em uma entrevista à Bloomberg . De acordo com a reportagem de última hora:
Questionado se os EUA estavam preparados para aumentar as sanções à Rússia ou reduzi-las dependendo de como as negociações para encerrar a guerra na Ucrânia ocorressem, Bessent disse: "Essa seria uma caracterização muito boa".
O chefe do Tesouro dos EUA então enfatizou: "O presidente está comprometido em acabar com este conflito muito rapidamente ".
A posição de Trump sobre a Ucrânia tem sido recebida com crescente resistência, inclusive por republicanos notáveis, em meio a uma crescente guerra de palavras com Zelensky, rotulado como um "ditador" que não quer realizar eleições em uma postagem de Trump no Truth Social na quarta-feira.
A administração ucraniana entende-se cada vez mais isolada por Washington , agora perto da véspera da guerra atingir a marca exata de três anos, e há relatos de que Zelensky está sendo instruído por seus assessores a não responder às palavras provocativas de Trump. Trump está dizendo a Zelensky que ele precisa realizar eleições.
Qualquer alívio de sanções sobre Moscou marcaria uma grande mudança no conflito, e a Europa não teria escolha a não ser se conformar, apesar das contínuas declarações agressivas emitidas por Bruxelas. Declarações de Rubio também refletiram essa postura de Trump dias atrás...
Os mercados russos responderam esta semana, com o rublo atingindo uma alta de seis meses :
O rublo russo subiu para seu nível mais forte em relação ao dólar americano em mais de seis meses na quinta-feira, impulsionado pelos laços renovados entre EUA e Rússia e pelas esperanças em Moscou por alívio de sanções. O rublo ganhou cerca de 14% desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, retornou à Casa Branca em janeiro, revertendo perdas do final de 2024.
Na quinta-feira, o Banco Central da Rússia definiu a taxa de câmbio oficial em 88,5 rublos em relação ao dólar americano, seu nível mais alto desde agosto. Embora a Rússia não tenha uma taxa de câmbio fixa, o número do Banco Central reflete as tendências do mercado. A recuperação segue uma queda acentuada do rublo no ano passado, quando o governo Biden impôs suas sanções mais duras ao setor de petróleo da Rússia desde o início da guerra".
Trump ameaçou aplicar mais sanções, mas esta nova declaração de Bessent sinaliza para onde as prioridades do governo dos EUA estão indo.
* * *
O tenente-general aposentado dos EUA Keith Kellogg, enviado especial de Trump para a Ucrânia e a Rússia, está em Kiev, onde na quinta-feira teve uma (aparentemente) breve reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Uma entrevista coletiva pós-reunião agendada foi inesperadamente cancelada , embora nenhuma razão tenha sido imediatamente divulgada, de acordo com um oficial ucraniano, o porta-voz presidencial Serhii Nikiforov. O lado americano não fez nenhum comentário sobre o cancelamento da entrevista coletiva.
A Associated Press observa: "Quando a reunião começou, fotógrafos e jornalistas de vídeo foram autorizados a entrar em uma sala onde os dois homens apertaram as mãos antes de se sentarem um de frente para o outro em uma mesa no gabinete presidencial em Kiev."
Quais são as últimas novidades sobre a crescente rivalidade que levou a isso?
O presidente Trump continuou atacando Zelensky da Ucrânia na quarta-feira à noite, desta vez descrevendo que seus funcionários trataram o secretário do Tesouro, Scott Bessent, de forma "rude" durante sua visita a Kiev na semana passada.
Trump disse ainda que Zelensky escolheu dormir em vez de se encontrar com o alto funcionário americano para discutir o acordo de direitos minerais proposto pela Casa Branca. "Zelensky estava dormindo e indisponível para encontrá-lo", disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One.
Comentários de Trump:
O Secretário do Tesouro "viajou muitas horas no trem, o que é uma viagem perigosa", acrescentou Trump, caracterizando toda a visita como inútil, já que os ucranianos "lhe disseram 'não'" ao acordo para os Estados Unidos adquirirem 50% dos minerais de terras raras do país.
A retórica anti-Zelensky de Trump, que incluiu chamá-lo de "ditador" ontem, cresceu a tal ponto que muitos especialistas veem que a saída do presidente ucraniano está próxima . Trump está pressionando Kiev para novas eleições, o que exigiria que o parlamento mudasse a constituição.
O vice-presidente JD Vance também alertou na quarta-feira que Zelensky só trará danos a si mesmo se continuar a "falar mal" do presidente Trump . Isso foi em referência a Zelensky afirmando que Trump está vivendo em um "espaço de desinformação" russo.
Os avisos de Vance foram transmitidos em uma entrevista publicada no Daily Mail :
" A ideia de que Zelensky vai mudar a opinião do presidente falando mal dele na mídia pública , todos que conhecem o presidente dirão que é uma maneira atroz de lidar com esta administração", disse Vance.
"Nós obviamente amamos o povo ucraniano", mas "nós obviamente achamos que essa guerra precisa chegar a um fim rápido", ele acrescentou.
E Vance seguiu com um lembrete: "Essa é a política do presidente dos Estados Unidos. Não se baseia na desinformação russa."
Elon Musk defendeu a crítica feroz do governo Trump a Zelensky. Por exemplo, Musk tuitou a seguinte lista pela conta pró-Trump @DC_Draino :
Quer saber por que Trump chamou Zelensky de ditador? Aqui estão os FATOS:
Ele está no 6º ano de seu mandato de 5 anos
Declarou lei marcial em fevereiro de 2022 e proibiu eleições desde então
Baniu 11 partidos políticos
Aprovou lei em 2022 para censurar jornalistas e combinou todas as notícias em uma única estação governamental
Jornalistas que investigam sua corrupção são recrutados e jogados na linha de frente para morrer
A lista terminava com a observação de que "Até Saddam Hussein realizou eleições!" Deveríamos adicionar a essa lista a perseguição contínua à Igreja Ortodoxa Ucraniana pelo governo Zelensky, simplesmente porque ela mantém comunhão espiritual com o Patriarcado de Moscou.
Neste ponto, muitos especialistas acreditam que é apenas uma questão de tempo até que haja uma mudança no governo da Ucrânia. Os líderes europeus estão, é claro, se unindo em torno de Zelensky, mas a pressão e o poder de Washington são uma questão diferente, e, em essência, Trump está alertando que, se Zelensky não alcançar a paz, haverá mudanças drásticas em Kiev .