Biden anuncia novo caminho para a cidadania para centenas de milhares de imigrantes ilegais
O Presidente Joe Biden está a construir um caminho rápido para a cidadania para cerca de meio milhão de imigrantes ilegais.
WESTERN JOURNAL
Jack Davis - 18 JUN, 2024
Na terça-feira, Biden deve anunciar um programa para amenizar os obstáculos para imigrantes ilegais casados com cidadãos americanos, para que possam solicitar residência e depois cidadania, de acordo com o The Washington Post.
Embora as políticas atuais permitam que isso aconteça, quem o fizer tem de deixar o país e solicitar a admissão legal, uma barreira que Biden está a demolir.
A Casa Branca estimou que cerca de 500 mil cônjuges de imigrantes ilegais e 50 mil enteados de cidadãos americanos imigrantes ilegais podem se inscrever.
Os imigrantes ilegais devem estar no país há 10 anos como cônjuges. Os enteados abrangidos pelo programa devem ter menos de 21 anos.
A administração disse que os imigrantes ilegais do México deverão ser os principais beneficiários do programa, que dá aos elegíveis três anos para solicitar residência, informou o Post. Depois disso, podem requerer a cidadania em três anos, o que diminui o período habitual de cinco anos.
A Casa Branca divulgou uma “ficha informativa” sobre seu plano na terça-feira, descrevendo-o como “Manter as famílias unidas”.
O New York Times observou que o programa traz um benefício político para Biden, que está atrás do ex-presidente Donald Trump, o presumível candidato republicano, em inúmeras pesquisas eleitorais.
Ele disse que o novo programa poderia “ajudar Biden em estados decisivos, como Nevada, Arizona e Geórgia, cada um dos quais com mais de 100.000 eleitores que vivem em famílias de ‘status misto’, de acordo com a American Business Immigration Coalition”.
Biden celebrará sua nova política em uma cerimônia na tarde de terça-feira que destaca o programa Ação Diferida para Chegadas na Infância criado pelo ex-presidente Barack Obama, que os tribunais desde então consideraram um fim ilegal ao Congresso, de acordo com o Post.
O Post também observou que Biden anunciará um programa de visto de trabalho para inscritos no DACA que trabalham nas áreas de ciência e tecnologia.
O programa vinculado ao DACA, entretanto, exigirá que os candidatos deixem o país para se inscrever.
Mesmo antes do anúncio, o America First Policy Institute o denunciou, segundo a Fox News.
“Embora essas chamadas famílias de status misto possam suscitar simpatia, nossas leis de imigração têm um processo que os cônjuges estrangeiros ilegais de cidadãos dos EUA devem seguir para absolver suas violações – um processo que a administração Biden está ignorando para aliviar o fardo sobre os estrangeiros ilegais”, Robert Law, da AFPI, disse.
“Este esquema de liberdade condicional também poderia ser um ponto de partida para a 'liberdade condicional no local' de classes ainda maiores e menos simpáticas de estrangeiros ilegais, o que frustraria os esforços de uma futura administração America First para fazer cumprir a lei de imigração dos EUA e remover estrangeiros ilegais do país”, ele disse.
Num post no Truth Social, Trump condenou o plano.
“Biden está se preparando para conceder anistia em massa a centenas de milhares de estrangeiros ilegais!” disse o ex-presidente. “Isso é insustentável e não pode continuar!
“No primeiro dia, FECHAREMOS A FRONTEIRA e começaremos a deportar milhões de criminosos ilegais de Biden. Mais uma vez colocaremos os AMERICANOS em primeiro lugar e TORNAREMOS A AMÉRICA SEGURA NOVAMENTE!”
Jack Davis is a freelance writer who joined The Western Journal in July 2015 and chronicled the campaign that saw President Donald Trump elected. Since then, he has written extensively for The Western Journal on the Trump administration as well as foreign policy and military issues.