Biden Diz Que Seu Próximo Candidato a SCOTUS (Juiz da Suprema Corte) 'Será um Imigrante Ilegal, Quero Dizer, Sem Documentos'
O presidente Joe Biden reiterou na segunda-feira seu compromisso em aumentar a diversidade da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Washington Free Beacon Staff - 1 ABR, 2024
“Se tiver a oportunidade de nomear outro juiz para o mais alto tribunal do nosso país, ou se eu mudar de ideias sobre a expansão do tribunal, o meu próximo nomeado será o primeiro imigrante ilegal alguma vez nomeado para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos”, disse Biden aos jornalistas fora do país. Casa Branca, num raro vaivém com a mídia. "Desculpe. Eu quis dizer indocumentado. O próximo juiz da Suprema Corte sob meu comando será um imigrante de cor indocumentado. Ops."
O anúncio ecoa as promessas que Biden fez em 2020, quando prometeu escolher uma companheira de chapa, e em 2022, quando prometeu nomear uma mulher negra para substituir o juiz que se aposentava do Supremo Tribunal, Stephen Breyer. Infelizmente, os defensores da diversidade queixam-se há muito tempo de que todos os membros do Supremo Tribunal são cidadãos dos Estados Unidos.
“A representação indocumentada na Suprema Corte já deveria ter sido feita há muito tempo”, disse Cordelia Campos-Patterson, professora assistente de estudos Latinx na Universidade de Yale. “Como podemos nos chamar de uma nação de leis quando milhões de não-cidadãos não têm a oportunidade de avaliar a constitucionalidade dessas leis?”
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fc8b6806e-c53c-4b0d-80c1-893a2d16828a_1200x800.jpeg)
O conselheiro sênior da Casa Branca, Ian Sams, defendeu a promessa de Biden, observando que a Constituição dos EUA não especifica se um indivíduo deve ser cidadão nato para servir na Suprema Corte. “Se um Tio Tom como Clarence Thomas pode sentar-se no tribunal promovendo a supremacia branca durante mais de três décadas, penso que é justo permitir que um imigrante sem documentos tenha a sua vez”, disse ele.