Bombardeiros Estratégicos dos EUA Realizam Segunda Missão no Mar de Barents Esta Semana
Um caça russo MiG-31 foi enviado da Península de Kola para identificar o par de bombardeiros B-1B da Força Aérea dos EUA sobre o Mar de Barents.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F329575ac-0d06-496e-84f6-7403d441fc59_1000x666.jpeg)
Thomas Nilsen - 26 MAR, 2024
Um caça russo MiG-31 foi enviado da Península de Kola para identificar o par de bombardeiros B-1B da Força Aérea dos EUA sobre o Mar de Barents. Simultaneamente, havia aviões de coleta de inteligência suecos e norte-americanos ativos ao norte, oeste e sul da região de Murmansk.
A missão dos bombardeiros americanos é a segunda em poucos dias em áreas fora das importantes bases submarinas estratégicas da Rússia, na costa do Mar de Barents.
No domingo, os aviões dos EUA foram recebidos por um MiG-31, conforme relatado pelo Barents Observer.
Os padrões de voo da missão de terça-feira não foram detalhados, mas os bombardeiros americanos chegaram ao espaço aéreo internacional vindos de fora da Noruega, no oeste.
“À medida que o caça russo se aproximava, os bombardeiros estratégicos americanos ajustaram o seu curso de voo, afastando-se e depois desviando-se da fronteira estatal da Federação Russa”, disse um comunicado do Ministério da Defesa em Moscou.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fcc5992a0-c29f-4dd1-858e-0c6af8cc5a1d_1200x800.jpeg)
O Comando Europeu dos EUA não comentou os voos sobre o Mar de Barents.
No domingo, os dois bombardeiros B-1B voaram para o sul, para a Base Aérea de Morón, na Espanha. A Força Aérea dos EUA na Europa disse que o destacamento para a Espanha realizará missões e “operará ao lado de vários Aliados e parceiros”…. para “garantir compromissos de segurança em toda a área de responsabilidade do Comando Europan dos Estados Unidos”.
No início de fevereiro, dois bombardeiros B-1B foram enviados para a Base Aérea de Kallax, perto de Luleå, no norte da Suécia, simultaneamente enquanto o exercício da OTAN liderado pela Noruega, Resposta Nórdica 2024, parte acima do Círculo Polar Ártico.
Tanto os Estados Unidos quanto a Suécia tinham aviões de inteligência militar no ar no norte na terça-feira. Enquanto o RC-135V Rivet Joint dos EUA voava para o norte da Península de Kola, um avião sueco Korpen voava no espaço aéreo finlandês ao sul e a oeste da região de Murmansk. Com as missões, a OTAN teve uma boa visão do canto fortemente militarizado da Rússia a partir de diferentes ângulos.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F7786521a-60b3-48cf-a8f2-94cd45e14d5a_1000x411.jpeg)
Os voos dos Estados Unidos para o Mar de Barents por bombardeiros estratégicos e aviões de recolha de informações ocorrem num momento em que a Frota do Norte da Rússia tem dois dos seus mais recentes navios de guerra em treino; as fragatas Almirante Gorshkov e Almirante Kasatonov.
Para Moscovo, a Península de Kola é de importância estratégica tanto por causa das forças submarinas nucleares como por causa da Base Aérea de Olenya, de onde os bombardeiros estratégicos da Rússia lançam ondas de ataques contra a Ucrânia.