BRICS expande presença no Sul Global
O novo bloco representará cerca de 46 por cento da população mundial
ZERO HEDGE
TYLER DUREDEN - 28 AGOSTO, 2023
Após a 15ª cimeira anual dos BRICS, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, na semana passada, o bloco das cinco principais economias emergentes anunciou a admissão de seis novos membros.
O Irão, a Arábia Saudita, o Egipto, a Etiópia, a Argentina e os Emirados Árabes Unidos deverão juntar-se formalmente ao grupo em 1 de Janeiro de 2024 para expandir a presença do bloco no Sul Global e aumentar a sua influência económica e política no cenário mundial, estabelecendo um verdadeiro contrapeso ao G7 dominado pelo Ocidente.
Como observa Felix Richter, do Statista, o novo bloco representará cerca de 46 por cento da população mundial, será responsável por 29 por cento do produto interno bruto mundial em termos nominais e por 37 por cento do PIB global em paridade de poder de compra.
“Partilhamos a nossa visão do BRICS como defensor das necessidades e preocupações dos povos do Sul Global. Estas incluem a necessidade de um crescimento económico benéfico, do desenvolvimento sustentável e da reforma dos sistemas multilaterais”, disse o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, numa conferência de imprensa ao anunciar os resultados da cimeira. Ele indicou ainda que a adição dos seis novos membros é apenas o começo do processo de expansão do bloco.
“Como os cinco países do BRICS, chegamos a um acordo sobre os princípios orientadores, padrões, critérios e procedimentos do processo de expansão do BRICS, que está em discussão há algum tempo”, disse ele. “Temos consenso sobre a primeira fase deste processo de expansão e outras fases se seguirão.”
Livro de HEITOR DE PAOLA - RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - Os Comunistas, Fabianos e Nazistas
Curiosamente, as novas adições não mexem muito em nenhuma das categorias, como os novos BRICS, que continuarão a ser dominados pela China e pela Índia, tanto em termos de população como economicamente. Combinados, os seis novos membros representarão cerca de 10% do PIB agregado do grupo, uma vez que a Arábia Saudita é a única economia de um trilião de dólares entre os novos participantes.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.zerohedge.com/geopolitical/brics-expands-footprint-global-south