Câmara aprova projeto de lei com apoio bipartidário para proibir atletas estudantes transgêneros em esportes femininos
Críticos da medida argumentam que a legislação prejudicaria os direitos civis dos estudantes transgêneros.
Charlotte Hazard - 14 JAN, 2025
A Câmara liderada pelo Partido Republicano aprovou na terça-feira uma medida com apoio bipartidário para proibir atletas transgêneros de competir em esportes femininos.
O projeto de lei, apresentado pelo deputado republicano da Flórida, Greg Steube, recebeu 218 votos positivos dos republicanos e dois votos dos democratas.
Três republicanos e seis democratas não votaram na medida.
A medida foi aprovada apesar da oposição de mais de 400 grupos LGBTQ e de direitos civis, que argumentaram que ela prejudicaria os direitos civis dos estudantes transgêneros, de acordo com o jornal The Hill.
Os republicanos criticaram os democratas no Senado, onde a medida agora está, durante uma entrevista coletiva na terça-feira, por não terem apoiado a legislação quando ela foi apresentada no passado.
"Vamos defender o que é certo, independentemente de o Senado fazer a coisa certa ou não", disse o líder da maioria na Câmara, Steve Scalise, republicano de Louisiana.
O presidente da Câmara, Mike Johnson, republicano de Louisiana, disse que a câmara votará no final desta semana sobre uma medida da deputada Nancy Mace, republicana da Carolina do Sul, para deportar imigrantes ilegais que abusam sexualmente de mulheres.
"No último Congresso, foi notado que 203 democratas votaram para deixar homens biológicos jogarem em esportes somente para mulheres", disse Johnson. "Nós remediaremos ambos os problemas."