(CASOS E MAIS CASOS) Mais canadenses do que o esperado estão morrendo em 2023. A imprensa canadense e os especialistas em saúde estão perplexos, mas evitam mencionar as vacinas COVID <COVID
A tendência de aumento de mortes, infelizmente, continua inabalável
IGOR’S NEWSLETTER - SUBSTACK
16 AGOSTO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
Notícias infelizes do Canadá altamente vacinado contra COVID. Em 2023, as mortes são 15-20% mais altas do que o normal, informa o Globe and Mail (link sem acesso pago). Os autores e especialistas em saúde estão perplexos e não conseguem encontrar o motivo.
… os últimos números de 2023 indicam que é cerca de 15% a 20% maior do que em 2020 e 2021, de acordo com Tara Moriarty, pesquisadora de doenças infecciosas e cofundadora do grupo de base COVID-19 Resources Canada. Isso é consideravelmente menor do que em 2022, “que foi um ano horrível, muito, muito ruim no Canadá, mas ainda é maior do que nos primeiros anos da pandemia”, disse ela.
Há uma palavra que está faltando no artigo: “vacina”.
Agora, você e eu sabemos como mencionaríamos esta palavra. O Globe and Mail poderia usá-lo para outro propósito, como dizer: “Não se esqueça de tomar as vacinas contra a Covid que salvam vidas”. Surpreendentemente, porém, o artigo é totalmente omisso e evita mencionar “vacinas” em qualquer contexto, como se não para alertar o leitor.
O Canadá é um dos países mais vacinados contra a COVID no mundo. Considere a taxa de reforço da população do Canadá, Reino Unido, Estados Unidos e Bulgária:
Enquanto o artigo do Globe and Mail insinua que a Covid pode explicar o aumento da mortalidade, o excesso de mortalidade no Canadá é extremamente alto, enquanto o excesso de mortalidade na Bulgária, em sua maioria não vacinada, agora é negativo, apesar de ambos os países estarem expostos ao mesmo patógeno:
Excess mortality in less-vaccinated United States is positive this year, but fortunately, much better than in Canada. Be aware that the US CDC delays reporting some deaths, so the final death tally is likely to be greater:
O Reino Unido, cujo nível de vacinação é superior ao dos EUA, mas inferior ao do Canadá, está, estranhamente, em uma posição intermediária semelhante em relação ao excesso de mortes (o gráfico abaixo é apenas para a Inglaterra):
Com tristeza e decepção, nove meses depois, devo observar que a tendência ainda está presente - quanto mais vacinas e reforços COVID foram administrados, maior a mortalidade. Eu preferiria que essa tendência terminasse abruptamente - mas, infelizmente, não está acabando!
O excesso de mortalidade retornará aos níveis normais pré-pandêmicos? Deixe-nos saber o que você pensa!