Centro de caças na Península de Kola ganha glória pelos esforços de guerra
A vila que abriga pilotos e pessoal para a base aérea estrategicamente importante em Monchegorsk recebeu o status de "assentamento corajoso da força aérea".

Atle Staalesen - 27 FEV, 2025
A vila que é conhecida como "27 km" é o lar de muitos dos melhores pilotos da Península de Kola. Ela está localizada entre as cidades de Monchegorsk e Olenegorsk e tem o nome completo "27 Quilômetros da Ferrovia Monchegorsk - Olenya".
Cerca de 2.000 pessoas vivem no assentamento que foi estabelecido no início da década de 1940 em conexão com a construção da base aérea de Monchegorsk.
A vila agora é homenageada pelas autoridades regionais. Em 20 de fevereiro deste ano, o governador de Murmansk, Andrei Chibis, assinou o decreto que concede a "27 km" o status de "corajoso assentamento da força aérea".
A base aérea desempenhou um papel fundamental durante a 2WW. Mas também fez contribuições para a guerra na Ucrânia, enfatiza o governador Chibis.
"Este não é apenas um sinal de respeito pelas conquistas passadas, mas também um lembrete do heroísmo e auto-sacrifício que sempre foram e sempre serão parte integrante do espírito dos nortistas. A população deste território demonstra isso também hoje, por sua participação na operação militar especial", diz Chibis em uma declaração .
O "27 km" também atraiu investimentos em saúde e educação locais nos últimos dois anos. Em 2022, uma nova clínica de saúde foi aberta e em 2024 a escola local foi reformada e um centro de treinamento foi aberto.
A base aérea de Monchegorsk hoje abriga o 98º Regimento de Aviação Mista de Guardas Independentes. É considerada a principal força de caças na Península de Kola.
O Regimento faz parte da 45ª Força Aérea e do Exército de Defesa Aérea da Frota do Norte e inclui duas alas aéreas, uma que protege o espaço aéreo da Península de Kola e outra que atende bases aéreas remotas do Ártico, entre elas nos arquipélagos de Novaya Zemlya e Franz Josef Land.
Este último inclui aeronaves MiG-31BM operando no Alto Ártico e ao longo da Rota do Mar do Norte.
A reorganização dos distritos militares russos anunciada no início de 2024 pode levar à transferência do 98º Regimento de Aviação da Frota do Norte para o Distrito Militar de Leningrado.
A base aérea em Monchegorsk inclui MiG-29K, Su-33 e Su-30SM, bem como o Su-34.
A pista de 2.400 metros de comprimento em Monchegorsk está localizada a apenas 20 km de Olenya, a base que abriga bombardeiros estratégicos, entre eles o Tu-95. Olenya é frequentemente usado em ataques terroristas russos contra cidades ucranianas e infraestrutura civil.