Chefe da Maior Arquidiocese da Europa Criticado Por Comentários Sobre ‘Experiência de Amor’ e Atração Homossexual
O Arcebispo Mario Delpini, de Milão, alarmou alguns observadores com a abordagem que apresentou num novo documento pastoral
NATIONAL CATHOLIC REGISTER
Edward Pentin - 21.9.23
O arcebispo da maior arquidiocese da Europa em termos de número de fiéis católicos foi criticado por divulgar orientações pastorais que parecem definir a atração homossexual como amor, e equipará-las às relações heterossexuais no que diz respeito ao cuidado pastoral.
Numa proposta pastoral para 2023-2024, Dom Mario Delpini, Arcebispo de Milão, escreveu que “uma atenção particularmente delicada dada às sensibilidades modernas deve ser dedicada a acompanhar e compreender a experiência do amor e as diferentes nuances da atração, tanto por pessoas de diferentes sexos e para pessoas do mesmo sexo.”
As palavras do arcebispo surgem no contexto de atribuir grande importância ao “acompanhamento”, termo que figura com destaque ao longo do documento, e sublinhou que a comunidade cristã deve “assumir a responsabilidade de ensinar o amor” em todas as suas “dimensões sexuais”. ”
Riccardo Cascioli, escrevendo no diário católico La Nuova Bussola Quotidiana, que ele edita, acredita que através de tais diretrizes, a arquidiocese de Milão “abraça totalmente a linha traçada pelo lobby gay que agora assumiu o comando da Igreja Católica”.
O acompanhamento é a “palavra de ordem”, disse ele, mas até onde “não está claro”.
Livro de HEITOR DE PAOLA - RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - As Grandes Fundações, Comunistas, Fabianos e Nazistas
https://livrariaphvox.com.br/rumo-ao-governo-mundial-totalitario
“Certamente, cada um deve descobrir ‘a sua própria vocação de amor’, mas este amor é um conceito tão vago que tudo pode ser colocado nele. E todos os adultos devem ouvir, dialogar, mas nunca – parece ser compreendido – devem afirmar o que é bom e o que é mau, o que é amor verdadeiro e o que é mentira”. Em vez disso, ressaltou ele, as diretrizes insistem que ninguém deve “ser autorizado a ser levado a pensar em ‘ser injustiçado’, em ‘estar errado’”.
Esta frase não se trata de acolher aqueles com tendências homossexuais, acrescentou Cascioli, mas sim de “legitimar os atos homossexuais, começando por considerar a atração por pessoas do mesmo sexo como uma das possíveis variantes da sexualidade”.
As diretrizes foram programadas para serem uma contribuição para o Sínodo sobre a Sinodalidade do próximo mês em Roma, acredita Cascioli. Observando que o seu jornal “já há algum tempo afirma que um dos principais objetivos do Sínodo será normalizar a homossexualidade”, ele disse que “Milão está imediatamente na primeira fila”.
A arquidiocese também causou alarme sobre a sua abordagem a tais questões no início deste ano.
Em Maio, o chefe de um grupo pró-vida acusou a arquidiocese de apoiar a ideologia de género depois de ter permitido que uma vigília contra a “homotransfobia” fosse realizada numa igreja de Milão durante o evento do Orgulho LGBT da cidade.
“Como pode uma Igreja Católica acolher um evento que, embora ore compreensivelmente contra toda a discriminação, endossa teorias que a Igreja rejeita e que não têm base científica?” disse Antonio Brandi, presidente da Pro Vita & Famiglia, acrescentando que encontrou dentro da igreja um livreto de liturgia e alguns vídeos contrários à doutrina da Igreja.
“Como se isso não bastasse”, disse ele, quando alguns casos de “homotransfobia” foram listados na vigília, “foi dado o caso de uma freira que expressou sua indignação por duas meninas se beijando para uma sessão de fotos”. como um exemplo.
Brandi disse que embora “as preocupações e o alarme dos nossos apoiantes tenham se revelado bem fundados”, o Arcebispo Delpini, através do seu vigário episcopal, disse que considerava as ações do seu grupo “excessivas e exageradas”.
***
Edward Pentin começou a fazer reportagens sobre o Papa e o Vaticano com a Rádio Vaticano antes de se tornar o correspondente em Roma do Registro Católico Nacional da EWTN. Ele também fez reportagens sobre a Santa Sé e a Igreja Católica para uma série de outras publicações, incluindo Newsweek, Newsmax, Zenit, The Catholic Herald e The Holy Land Review, uma publicação franciscana especializada na Igreja e no Oriente Médio. Edward é o autor de The Next Pope: The Leading Cardinal Candidates (Sophia Institute Press, 2020) e The Rigging of a Vatican Synod? Uma investigação sobre suposta manipulação no Sínodo Extraordinário sobre a Família (Ignatius Press, 2015). Siga-o no Twitter em @edwardpentin.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.ncregister.com/blog/archbishop-mario-delpini-pastoral-proposal-criticism