Chefe da unidade de inteligência anti-Mossad do Irã era ele próprio um agente israelense, revela ex-presidente iraniano
O ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad diz que a inteligência iraniana foi completamente infiltrada por agentes do Mossad.
WORLD ISRAEL NEWS
Equipe do World Israel News - 1 OUT, 2024
Uma unidade de inteligência de elite iraniana destinada a frustrar as atividades do Mossad foi completamente infiltrada pelo Mossad, disse o ex-presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad em uma entrevista bombástica à CNN Turquia na segunda-feira.
“Israel pode até ameaçar a segurança do [Líder Supremo Ali] Khamenei com sua rede de inteligência operando no Irã por meio do Mossad. Deixe-me dar um exemplo de oito anos atrás para entender o tipo de poder que Israel alcançou dentro do Irã por meio do Mossad”, disse Ahmadinejad .
“Israel organiza operações complexas dentro do Irã”, ele continuou. “Eles podem facilmente obter informações muito importantes. As autoridades iranianas ainda estão em silêncio sobre essa situação. O Mossad tinha uma rede tão grande de agentes no Irã, tanto nas ruas quanto dentro do governo, que eles poderiam ter assassinado qualquer um que quisessem.”
Ahmadinejad acrescentou que o iraniano responsável pela unidade anti-Mossad do país “era um agente israelense”.
O ex-presidente também disse que esse indivíduo, junto com outros 20 na unidade, era responsável pelo roubo de documentos confidenciais sobre o programa nuclear do Irã, que foram apresentados às Nações Unidas pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em 2018.
Esses agentes duplos também foram responsáveis pelo assassinato de vários cientistas nucleares iranianos e depois fugiram do país.
“O Mossad se infiltrou em várias unidades estatais no Irã nos últimos dez anos. Todos os funcionários do governo agora precisam temer por suas vidas”, disse o ex-ministro das Relações Exteriores iraniano Ali Younesi em uma entrevista de 2022.
“As coisas chegaram a um ponto em que eles começaram a ameaçar abertamente os funcionários do governo. Como alguém que trabalhou no ministério da inteligência, a situação me dói.”
De acordo com relatórios recentes, o Mossad frustrou cerca de 50 ataques terroristas desde os massacres de 7 de outubro.
Acredita-se que um recente atentado suicida fracassado em Tel Aviv tenha sido planejado pelo Irã.