China em 'alerta máximo' após navios dos EUA e do Canadá transitarem pelo Estreito de Taiwan
“O Comando do Teatro Oriental do ELP da China organizou forças navais e aéreas para seguirem todo o seu curso e permanecerem alertas de acordo com as leis e regulamentos”,
BARRON’S
Agence France Presse - 9 SET, 2023
A China disse no sábado que suas tropas estavam “em alerta máximo constante” depois que dois navios pertencentes aos Estados Unidos e ao Canadá transitaram pelo Estreito de Taiwan, disse um porta-voz militar.
“O Comando do Teatro Oriental do ELP da China organizou as forças navais e aéreas para seguirem todo o seu curso e permanecerem alertas de acordo com as leis e regulamentos”, disse o Coronel Shi Yi, referindo-se ao Exército de Libertação Popular.
"As tropas no teatro permanecem em constante alerta e protegerão resolutamente a soberania e a segurança nacionais, bem como a paz e a estabilidade regionais", disse Shi num comunicado.
Shi disse que os dois navios – identificados no comunicado apenas como “Johnson” dos Estados Unidos e “Ottawa” do Canadá – “exaltaram abertamente” a sua passagem pelas águas.
Taiwan vive sob constante ameaça de uma invasão por parte da China, que reivindica a ilha autónoma como parte do seu território para ser retomada, pela força, se necessário.
Washington reconhece diplomaticamente Pequim em vez de Taipei, mas mantém relações de facto com a democrática Taiwan e apoia o direito da ilha de decidir o seu próprio futuro.
Os Estados Unidos e os aliados ocidentais aumentaram as travessias de "liberdade de navegação" por navios de guerra tanto no Estreito de Taiwan como no disputado Mar da China Meridional para reforçar que ambos são vias navegáveis internacionais, irritando Pequim.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >