CHINA X USA: Cidadãos Chineses Cruzam a Fronteira dos EUA Com Intenções 'Realmente Perturbadoras'
Patrulha de fronteira dos EUA registra mais de 200.000 encontros ao longo da fronteira em maio
FOX BUSINESS
Kristen Altus - 26 JUNHO, 2023
TRADUZIDO POR GOOGLE -
ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.foxbusiness.com/politics/chinese-nationals-crossing-border-really-disturbing-intentions-expert-warns
Um especialista em política externa está soando o alarme sobre cidadãos do estado da China se infiltrando pela fronteira dos EUA em taxas alarmantes.
"Há alguns chineses chegando que são realmente perturbadores", disse Gordon Chang, membro sênior do Gatestone Institute, no programa "Mornings with Maria" na segunda-feira. "Bandos de homens chineses em idade militar, desapegados de grupos familiares fingindo não falar inglês. Provavelmente são sabotadores que estão chegando no primeiro dia de guerra com a Ásia."
No mês passado, houve mais de 200.000 encontros de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB) com migrantes na fronteira sul, já que as autoridades registraram recordes diários antes do final do Título 42 em meados de maio.
O deputado Mark Green, R-Tenn., afirmou na semana passada que "mais de 10.000" cidadãos chineses foram presos no ano fiscal de 2023, "um aumento maciço de 300%" em relação ao ano anterior.
Maio viu alguns dos dias mais movimentados na fronteira antes do fim da ordem de saúde pública do Título 42 em 11 de maio. A ordem permitiu a rápida expulsão de migrantes na fronteira sul desde março de 2020 devido à pandemia de COVID-19, e seu fim iminente trouxe temores de uma nova onda de migrantes na fronteira – mesmo em meio a uma crise já histórica.
Chang enfatizou que, embora alguns indivíduos possam estar escapando do "pessimismo" da China e da economia em dificuldades, outros vêm com más intenções.
"Acho que veremos atos de sabotagem, assassinatos, detonação de bombas, início de incêndios florestais", argumentou Chang. "E o governo Biden não está prestando atenção a isso."
A economia da China teve um desempenho bastante inferior neste ano fiscal, com suas exportações caindo, o desemprego juvenil acima de 20% e a atividade fabril em baixa. O colega sênior afirmou que os cidadãos chineses sentem que "não há saída" sob o presidente Xi Jinping.
“É por isso que você vê essas longas filas nos consulados dos EUA na China, pessoas tentando obter um visto e o aumento sem precedentes de migrantes chineses em nossa fronteira sul”, disse Chang.
"Não são apenas os pobres, é também a classe média, porque os migrantes que estão entrando no Texas e em todos os lugares são chineses de classe média porque podem pagar US$ 35.000 por cabeça aos cartéis para contrabandeá-los para os Estados Unidos", disse. ele ainda explicou. "Portanto, esta é a angústia de todo o sistema na China: ricos, pobres, classe média."
Um grupo de vigilância da imigração estimou recentemente que existem cerca de 17 milhões de imigrantes ilegais vivendo atualmente nos Estados Unidos; e que o número aumentou 16% desde que o presidente Biden assumiu o cargo no início de 2021.
Biden praticou "diplomacia horrível" com a China e ao longo da fronteira sul, Chang alertou que há apenas resultados "ruins" de sua política.
"Espero que o governo volte atrás, mas teremos que ver", observou o especialista. "E, de fato, toda essa ordem executiva proibindo o investimento no setor de tecnologia da China que não foi realmente emitida, e quero ver quando isso acontecerá. Esse será o teste crítico."
Quando o presidente Biden foi questionado por repórteres na quinta-feira se referir-se ao presidente chinês Xi Jinping como um ditador complica o relacionamento dos EUA com a República Popular da China, Biden disse: "A resposta à sua [pergunta] é 'não'".
"I believe that, and I've said this for some time, that the hysteria about the relationship with China is collapsing and moving, etc., etc. We had an incident that caused some confusion, you might say," Biden said. "But Secretary Blinken had a great trip to China. I expect to be meeting with President Xi sometime in the future, in the near term. And I don't think it's had any real consequence."
As of Monday morning, CPB did not return Fox News Digital’s request for comment or response to Chang’s warning.
***
Fox News’ Adam Shaw and Timothy H.J. Nerozzi contributed to this report.