CHINA X USA: Xi Jinping emite ordens perturbadoras quando os principais oficiais dos EUA aterrissam no continente
Xi “enfatizou os esforços para abrir novos caminhos para o desenvolvimento do comando de teatro e preparação para a guerra”
THE WESTERN JOURNAL
Micaela Burrow - 6 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE /
ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.westernjournal.com/xi-jinping-issues-disturbing-orders-top-us-official-lands-mainland/?utm_source=gettr&utm_medium=westernjournalism&utm_content=2023-07-05&utm_campaign=manualpost
O presidente chinês, Xi Jinping, instruiu os militares chineses a avançar no planejamento de guerra e na preparação para o combate em uma visita à sede do Comando do Teatro Oriental na quinta-feira, quando a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, pousou em Pequim, informou a mídia estatal.
Xi "enfatizou os esforços para abrir novos caminhos para o desenvolvimento do comando de teatro e preparação para a guerra" depois de inspecionar o quartel-general da divisão do Exército de Libertação do Povo (PLA), responsável por possíveis operações em Taiwan e no Mar da China Oriental, segundo a estatal Xinhua.
A situação de segurança da China se tornou mais incerta à medida que o mundo entra em uma nova era de instabilidade, disse ele, exigindo que as forças armadas chinesas dobrem o treinamento para a guerra, mesmo com as autoridades americanas nas últimas semanas fazendo repetidas tentativas de reparar os laços e minimizar o que Pequim vê. como sua maior ameaça geopolítica.
“Como o mundo entrou em um novo período de turbulência e transformação, a situação de segurança da China está enfrentando crescente instabilidade e incerteza”, segundo a publicação.
O presidente, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, pediu “vigilância contra perigos potenciais” e “esforços totais” para cumprir as funções associadas à área do Comando do Teatro Oriental de responsabilidade.
Xi também pediu “melhorar o planejamento da guerra e do combate”, fortalecer o comando e controle e aumentar o treinamento em condições de combate simuladas “para aumentar a capacidade das forças de lutar e vencer”, segundo a Xinhua.
Em abril, Xi visitou o quartel-general do Southern Theatre Command, que supervisiona as operações no Mar da China Meridional, onde se encontram muitos territórios disputados e navios da Marinha dos EUA realizam trânsitos regulares.
As tensões entre os EUA e a China aumentaram nos últimos anos devido às práticas comerciais injustas da China e à reivindicação de soberania sobre Taiwan governada democraticamente.
Yellen, que planeja se encontrar com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, durante sua visita de quatro dias à China, enfatizará a oposição dos EUA à completa separação econômica da China, ao mesmo tempo em que rejeita a lei de espionagem exagerada da China, de acordo com a Reuters.
“Buscamos uma competição econômica saudável que beneficie trabalhadores e empresas americanas e colabore nos desafios globais”, escreveu Yellen no Twitter.
“Tomaremos medidas para proteger nossa segurança nacional quando necessário, e esta viagem representa uma oportunidade de comunicação e evitar falhas de comunicação ou mal-entendidos”, acrescentou.
A viagem de Yellen ocorre depois que o secretário de Estado, Antony Blinken, se reuniu com Xi em junho, em uma tentativa fracassada de restaurar as linhas de comunicação entre militares que estão frias há meses.
O enviado climático John Kerry planeja visitar a China ainda este mês, segundo a Reuters.