Chuck Schumer se recusa a condenar ataques contra a Tesla em meio à crescente aceitação da violência política entre os democratas
“Não posso falar sobre a Tesla, mas Elon Musk é um desastre para a América e a América sabe disso”, disse ele.

Debra Heine - 9 abr, 2025
O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (DN.Y.), se recusou a denunciar o flagelo contínuo de ataques violentos contra proprietários e concessionárias da Tesla quando questionado, na terça-feira, e, em vez disso, aproveitou a oportunidade para denunciar o CEO da Tesla, Elon Musk.
A recusa de Schumer em condenar a violência contra os negócios de seu adversário político ocorre em um momento em que uma nova pesquisa perturbadora mostra ampla aceitação entre os democratas da violência política contra Musk e o presidente Donald Trump.
"Senador, qual é a sua opinião sobre a violência contra a Tesla e seus produtos?", perguntou um repórter enquanto Schumer caminhava em direção a um elevador no Capitólio com assessores. "Então o senhor denuncia a violência contra os produtos, concessionárias e carros da Tesla?", pressionou o repórter.
Antes de entrar no elevador, Schumer se virou para o repórter e deu uma resposta que parecia justificar a violência.
“Não posso falar sobre a Tesla, mas Elon Musk é um desastre para a América e a América sabe disso”, disse ele.
Musk compartilhou um vídeo do encontro no X , comentando: “terrível”.
Mais cedo na terça-feira, o chefe do DOGE havia discutido com Schumer nas redes sociais, acusando o senador de lucrar com fraudes governamentais. "Chuck, estou começando a achar que você está ganhando uma parte da fraude governamental. Mas não, não é possível que esse seja o motivo, não é?", postou ele na manhã de terça-feira.
Schumer rebateu X: "Mais uma mentira do Elon. Ele quer que você pense que qualquer um que ouse enfrentá-lo está cometendo fraude, enquanto ele está tirando dezenas de bilhões do governo."
A guerra de insultos contra X começou na segunda-feira, quando o senador de Nova York acusou falsamente Musk de cortar benefícios da Previdência Social.
A violência política contra Trump e Musk está se tornando cada vez mais normalizada, de acordo com uma pesquisa perturbadora conduzida pelo Network Contagion Research Institute (NCRI) da Universidade Rutger.
A pesquisa com 1.264 moradores dos EUA descobriu que impressionantes 48% e 55% dos entrevistados de centro-esquerda acreditam que o assassinato de Musk e Trump, respectivamente, foi pelo menos um pouco justificado.
“Isso sugere que o apoio à violência faz parte de uma cultura de assassinato mais ampla, sustentada por fatores psicológicos e ideológicos”, disse o NCRI.
Os pesquisadores apontaram a plataforma de mídia social liberal “BlueSky” como tendo “um papel significativo e preditivo na amplificação de ideações radicais”.
“Os usuários estão cada vez mais associando a memeificação de Luigi Mangione a apelos à violência política contra Musk, Trump e outros, refletindo a crescente presença ciberssocial da cultura de assassinato”, relatou o NCRI.
Dezenas de vândalos foram flagrados em vídeo alterando veículos da Tesla nas últimas semanas, como parte de uma reação da esquerda contra o envolvimento de Musk no governo Trump.
Showrooms, concessionárias de veículos, postos de recarga e carros particulares da Tesla também foram alvos de pichações e bombas incendiárias . Em alguns casos, motoristas foram até assediados na estrada enquanto dirigiam seus Teslas.