Comandante da Marinha Indo-Pacífico alerta que a ajuda à Ucrânia está esgotando os estoques de mísseis dos EUA
Um importante almirante da Marinha dos EUA alertou esta semana que a recente decisão de Washington de fornecer armas avançadas de longo alcance à Ucrânia está esgotando os estoques de mísseis dos EUA
Tyler Durden - 24 NOV, 2024
Um importante almirante da Marinha dos EUA alertou esta semana que a recente decisão de Washington de fornecer armas avançadas de longo alcance à Ucrânia está esgotando os estoques de mísseis dos EUA.
O almirante Sam Paparo, comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA, disse a uma audiência da Brookings Institution no início desta semana que, no início da guerra, os EUA estavam enviando armamento menos valioso para a Ucrânia , o que não impactou profundamente a prontidão para grandes ameaças globais como a China. Tecnologia de defesa mais avançada está sendo enviada atualmente, e isso representa um problema sério para as necessidades de defesa de longo prazo dos Estados Unidos.
"Mas agora, com alguns dos Patriots que foram empregados, alguns dos mísseis ar-ar que foram empregados, isso está corroendo os estoques", disse Paparo .
"E dizer o contrário seria desonesto", continuou o comandante naval. Dado que ele está no comando da região do Pacífico, ele ressaltou que isso poderia enfraquecer a postura de defesa dos Estados Unidos na região a longo prazo, em um momento em que Pequim está competindo pela primazia militar.
Paparo enfatizou que "nenhuma" dessas armas "é preservada para qualquer teatro em particular, mas nenhuma pode ser movida com presteza para qualquer teatro".
"Inerentemente, isso impõe custos à prontidão dos Estados Unidos para responder na região do Indo-Pacífico, que é o teatro mais estressante em termos de quantidade e qualidade de munições, porque [a China] é o adversário potencial mais capaz do mundo", continuou ele, conforme citado na reportagem do Washington Times na sexta-feira.
Ele pediu que o armamento esgotado fosse restaurado "e mais um pouco" - e que isso deve ser uma prioridade urgente.
Entre os sistemas de mísseis que estão sendo doados pelo governo Biden a Kiev estão as baterias de defesa aérea Patriot e o ATACMS do Exército.
Os países europeus também sofreram o mesmo problema de estoques domésticos esgotados. Os apoiadores ocidentais da Ucrânia estão ao mesmo tempo tentando ajudar Kiev a dar um salto inicial e expandir seu próprio setor de fabricação de defesa.