Como o presidente Trump pode implantar um escudo de defesa antimísseis para defender a América em apenas três anos
O escudo antimísseis Golden Dome de Trump pode levar uma década, mas implementar agora o sistema Arrow de Israel pode reforçar rapidamente a defesa dos EUA contra ameaças de mísseis.
Fred Fleitz - 21 mar, 2025
Durante o discurso do presidente Trump ao Congresso no mês passado, ele anunciou uma nova iniciativa crucial para defender o território dos EUA: o Golden Dome, um escudo de defesa antimísseis de última geração que será "todo feito nos EUA".
Trump observou que o presidente Reagan queria construir tal sistema, mas a tecnologia ainda não estava disponível. Ele disse que agora temos a tecnologia. Israel tem tal sistema, e os Estados Unidos também deveriam ter um.
O presidente Trump assinou uma ordem executiva em 27 de janeiro afirmando que a ameaça de ataque por mísseis balísticos, hipersônicos e de cruzeiro e outros ataques aéreos avançados é "a ameaça mais catastrófica que os Estados Unidos enfrentam". A ordem executiva instruiu o Secretário de Defesa a preparar um plano dentro de 60 dias para desenvolver um escudo de defesa antimísseis de última geração para defender nosso país dessa ameaça.
A reação ao chamado de Trump para desenvolver um escudo de mísseis Golden Dome foi positiva, mas cautelosa. O general Michael Guetlein, vice-chefe de operações espaciais da Força Espacial dos EUA, disse que este projeto "exigirá um esforço de todo o governo, comparável ao Projeto Manhattan, para desenvolver a bomba atômica". Outros oficiais militares dos EUA levantaram preocupações sobre obstáculos legais, técnicos e culturais, bem como a necessidade de desenvolver tecnologias novas e inovadoras.
Mesmo com os esforços de reforma governamental do Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk, é difícil ver como as empresas de defesa dos EUA podem implantar um escudo antimísseis Golden Dome em menos de 10 anos. Implantar um Golden Dome antes que o presidente Trump deixe o cargo é provavelmente impossível.
No entanto, há uma maneira de o presidente Trump defender nossa nação contra ataques de mísseis agora e no futuro. Ele pode começar imediatamente a implantar os sistemas interceptadores de mísseis Arrow 2 e Arrow 3 de grande sucesso de Israel e implementar um projeto de longo prazo para construir um sistema de defesa de mísseis Golden Dome de próxima geração para a próxima década.
O sistema Arrow é um dos sistemas de defesa aérea mais sofisticados do mundo. Ele é projetado para interceptar mísseis de médio e longo alcance. O sistema Arrow emprega um sistema de radar avançado que detecta projéteis de entrada e os destrói com interceptores hipersônicos.
O Arrow 2 viaja em velocidades hipersônicas para interceptar mísseis balísticos em altitudes altas e baixas. O Arrow 3 é um interceptador similar que destrói mísseis balísticos durante a parte de voo espacial de suas trajetórias, incluindo mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs).
O Arrow 2 e o Arrow 3 foram altamente eficazes na proteção de Israel contra dois ataques massivos de mísseis do Irã em abril e outubro de 2024. Depois que o Irã disparou 180 mísseis balísticos contra Israel em outubro, o CEO da Israel Aerospace Industries, Boaz Levy, disse que o sistema Arrow "funcionou conforme o esperado" e produziu resultados "maravilhosos". De acordo com relatos da imprensa, o Arrow atingiu uma taxa de interceptação impressionante de 99%.
A implantação dos interceptadores de mísseis Arrow 2 e Arrow 3 pode começar este ano e ser construído nos EUA dentro de 2 a 3 anos. Na verdade, uma parcela significativa da fabricação deste sistema de defesa de mísseis israelense já está sendo construída nos EUA.
Isso significa que o presidente Trump poderia implantar um escudo antimísseis robusto em apenas três anos e antes de deixar o cargo.
Este plano seria consistente com o apelo do presidente Trump para que um novo sistema de defesa de mísseis fosse construído nos Estados Unidos. De fato, o sistema Arrow foi fortemente financiado pelos Estados Unidos, que contribuíram com mais de US$ 3,7 bilhões para desenvolvê-lo.
O sistema Arrow já está programado para ser implantado em breve na Europa, tendo sido adquirido recentemente pela Alemanha.
Ao mesmo tempo, é crucial que os Estados Unidos também invistam em um escudo antimísseis Golden Dome de próxima geração que poderia ser implantado na próxima década. A liderança do presidente Trump e o Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk poderiam eliminar os obstáculos, o desperdício e a burocracia nas compras militares, permitindo que este projeto vital comece imediatamente e coloque os EUA no caminho certo para implantar o sistema de defesa antimísseis mais avançado do mundo até 2035 ou antes. Enquanto isso, é hora de implantar o sistema mais comprovado do mundo agora mesmo.
O presidente Trump está certo de que agora temos a tecnologia para defender o território dos EUA contra crescentes ameaças catastróficas de ataques de mísseis. Ao implantar o avançado sistema interceptador de mísseis Arrow, que os EUA gastaram bilhões para desenvolver, Trump pode começar a defender nossa nação contra ataques de mísseis agora e ter um escudo de mísseis robusto e totalmente implantado antes de deixar o cargo. O governo Trump também deve lançar simultaneamente um grande projeto para desenvolver um sistema de defesa de mísseis Golden Dome de última geração que protegerá nossa nação a partir da próxima década e por muitos anos.
Implantar o sistema Arrow agora e investir no sistema Golden Dome para o futuro cumpriria a promessa de campanha do presidente Trump de tornar a América segura novamente. Implementar essa iniciativa o mais rápido possível é crucial para combater as crescentes ameaças de mísseis aos EUA.