Conservadores são atingidos por três deserções poucas horas após o apelo de Farage
Por George Bunn Publicado: 24/10/2024
Tradução: Heitor De Paola
O Partido Conservador foi atingido por três deserções poucas horas depois de Nigel Farage convidar vereadores conservadores para se juntarem às fileiras do partido populista.
O ex-líder do Conselho de Aberdeenshire, Mark Findlater, e sua colega conservadora Laurie Carnie cruzaram o plenário hoje para o Reform UK, reforçando o contingente do Partido Brexit renomeado ao norte da fronteira.
O vereador Jaymey McIvor também confirmou sua decisão de mudar para o Reform UK em Epping, afirmando: "Acho que serei o primeiro de muitos vereadores reformistas no Conselho do Condado de Essex à medida que nos aproximamos das eleições de maio de 2025."
Respondendo às deserções, um porta-voz do Reform UK disse: "Em menos de 24 horas, vimos três vereadores se juntarem ao Reform, ambos deixando o partido Tory. Os dois últimos hoje só mostram que a marca Tory está quebrada não apenas na Inglaterra, mas em todo o Reino Unido.
“A Escócia foi enganada pelo Partido Trabalhista e pelo SNP (Scottish National Party) durante décadas e os conservadores escoceses têm sido totalmente desanimadores na oposição.
“Este é apenas o começo para o Reform, planejamos fazer uma campanha intensa na corrida para a eleição de Holyrood em 2026 e ganhar assentos em toda a Escócia.”
Farage escreveu a todos os vereadores conservadores que disputavam a reeleição, pedindo que desertassem para o Reform UK.
O líder do Reform UK enviou um e-mail a todos os 1.352 vereadores conservadores que concorrem à reeleição em maio de 2025, oferecendo-lhes uma "tábua de salvação". No e-mail, Farage explicou o que chamou de "risco que eles enfrentam" se se candidatarem pelo Partido Conservador contra seu partido.
O e-mail também pareceu sugerir que a oferta seria mantida independentemente de quem os conservadores escolhessem para ser seu próximo líder, escrevendo que a escolha era entre um líder que passou por uma "conversão política damascena" [*] e um que "não abandonará" a Convenção Europeia dos Direitos Humanos (CEDH), algo que a Reform UK diz ser essencial para seu contrato.
O GB News obteve uma cópia da carta, que os membros do GB News podem ler aqui. O partido tem atualmente 28 vereadores em todo o Reino Unido.
[*] Referência à conversão de Sao Paulo na estrada de Damasco: uma mudança repentina e completa nas crenças de alguém.
______________________________________
AINDA DE WESTMINSTER:
Parlamentares trabalhistas melindrosos recebem alerta de reforma enquanto a fúria de Farage avança
Parlamentares trabalhistas melindrosos receberam um alerta sobre a ascensão do Reform UK, já que a fúria de Nigel Farage sobre a imigração está afetando os eleitores do Red Wall [**].
O Partido Trabalhista obteve uma série de ganhos em assentos favoráveis ao Brexit, conquistados anteriormente por Boris Johnson em 4 de julho, com o Reform UK emergindo como a principal oposição a Sir Keir Starmer em dezenas de assentos.
Apesar de terem conquistado o poder há apenas alguns meses, os parlamentares trabalhistas já temem que os eleitores se voltem para Farage em 2029.
[**] Red Wall considerados os eleitores certos de votarem no Labour.
https://www.gbnews.com/news/politics-latest-corbyn-khan-apologise-gangster-chris-kaba